PEQUIM (Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian atingiram uma máxima de oito meses nesta sexta-feira, impulsionados por fundamentos favoráveis e otimismo sobre a demanda futura de aço.

O contrato futuro de minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou o comércio diurno com alta de 1,04%, a 919 iuanes (133,15 dólares) a tonelada, um pico desde julho de 2022.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para abril subiu 0,1%, para 126,5 dólares a tonelada.

As usinas estão aumentando a produção, mas seus estoques de minério de ferro estão relativamente baixos, sustentando os preços da commodity, disse um trader de minério de ferro de Xangai, que pediu anonimato porque não está autorizado a falar com a imprensa.

+ Soja sobe em Chicago com recuperação técnica; trigo se firma e milho cai

+ Preços mundiais de alimentos caem pelo 11º mês consecutivo em fevereiro, diz FAO

A taxa operacional de alto-forno de 247 siderúrgicas pesquisadas em toda a China ficou em 81,07% em 3 de março, registrando um aumento ano a ano de 6,35%, mostraram dados da consultoria Mysteel.

Os estoques de minério de ferro no porto, no entanto, caíram 2,23 milhões de toneladas na semana, para aproximadamente 140 milhões de toneladas, mostraram os dados.

Os preços do aço não estão subindo tanto quanto os preços das matérias-primas, deixando as usinas lutando para gerar lucros, disse um analista de minério de ferro de Xangai.

O aumento da produção de aço também impedirá que as margens do aço melhorem, disseram analistas da Huatai Futures em nota.

A expectativa de demanda crescente das siderúrgicas sustentou os preços do coque, enquanto o aumento das perspectivas de oferta no exterior pesou temporariamente sobre o carvão metalúrgico. O coque ganhou 0,46%, enquanto o carvão metalúrgico caiu 1,01%.

Os preços futuros do aço mostraram tendência de alta. O vergalhão na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 1,26% para 4.272 iuanes por tonelada, a bobina laminada a quente ganhou 1,34% e o aço inoxidável avançou 0,8%. Já o fio-máquina caiu 0,1%.

(Por Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ220EK-BASEIMAGE