A Mini anunciou a chegada do modelo John Cooper Works – Pat Moss Edition ao Brasil. Limitado a 800 unidades em todo o mundo e com apenas 15 delas destinadas ao nosso país, o modelo é uma homenagem para a piloto britânica Pat Moss, que há 60 anos, deu à marca a sua primeira vitória em um rally internacional.

Mini em competições

A vitória aconteceu no Tulip Rally (entre os Países Baixos e a Riviera Francesa), numa competição que era até então dominada por veículos maiores e mais potentes, além de reservada aos homens.

+ Nova versão do Renault Duster tem preço mais baixo da linha

O Mini John Cooper Works – Pat Moss Edition se caracteriza pelos detalhes e visual exclusivos na lembrança da façanha de Moss e sua navegadora, Ann Wisdom, que participou da competição estando grávida e deu instruções, ao longo de 2.500 quilômetros, para conduzir o Mini à vitória.

Pat Moss e Ann Wisdom abriram o caminho para uma trajetória de conquistas para o clássico modelo da Mini. Em 1964, 1965 e 1967, o pequeno automóvel britânico garantiu a vitória no Rally de Monte Carlo. Décadas depois, a marca tornou-se no rally de resistência mais difícil do mundo, conquistando a vitória geral no Paris-Dakar quatro vezes seguidas, entre 2012 e 2015, além de mais duas vitórias gerais, em 2020 e 2021.

MIni
Mini DivulgaçãoAs 15 unidades destinadas ao Brasil virão na cor Preto Midnight (Crédito:Mini Divulgação)

Pat Moss Edition

As 15 unidades estão disponíveis na configuração com a cor Preto Midnight para a carroceria e teto multitone de 3 cores (Preto Jet, Cinza Melting e Vermelho Chili). Outros elementos caracterizam o exterior desta série especial, como a faixa branca no capô, assinatura da Pat Moss no para choque dianteiro, emblema na lateral, soleira, todos alusivos à versão, dão o tom de exclusividade a este modelo, desenvolvido em homenagem a este ícone do automobilismo.

Por dentro, a assinatura da piloto está presente mais uma vez, desta vez no painel. Elementos decorativos também estão presentes no painel de instrumentos e no volante da edição especial.

Sob o capô, a edição limitada usa motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia TwinPower Turbo, que entrega uma potência de 231cv e torque de 320Nm. Com a transmissão Steptronic Sport de 8 velocidades, o modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 6,1 segundos e a velocidade máxima é de 246 km/h.

Produzido na lendária fábrica de Oxford, o Mini John Cooper Works – Pat Moss Edition é equipado com suspensão adaptativa, que garante equilíbrio otimizado entre esportividade e conforto de direção. O sistema de freio esportivo foi desenvolvido em parceria com a fabricante especializada Brembo, com pinças de quatro pistões e discos ventilados na dianteira.

O Mini John Cooper Works – Pat Moss Edition tem preço sugerido de R$ 318.390, inicia agora em agosto seu período de pré-venda e as primeiras unidades chegam a rede de concessionárias a partir de setembro.