O Ministério de Minas e Energia vai lançar o leilão para contratar mais capacidade para o sistema elétrico na próxima semana, disse nesta terça-feira, 14, o ministro Alexandre Silveira.

Em participação no programa “Bom Dia, Ministro”, do CanalGov, Silveira afirmou ainda que o governo tem expectativa de lançar ainda este ano o primeiro certame para contratar baterias e sistemas de armazenamento de energia para o Brasil.

+ Incêndio em subestação no Paraná causou apagão em vários estados; entenda o que se sabe

O governo federal está prevendo produtos termoelétricos a gás natural, carvão, óleo, bem como a contração de hidrelétricas, segundo informou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Foi excluído, em relação à previsão inicial, o produto de biocombustível. Nesse modelo de leilão, as usinas são previamente contratadas para disponibilidade de potência nos próximos anos. Daí o nome de “reserva de capacidade”.

O instrumento dá segurança no planejamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) justamente porque as contratadas precisam da chamada flexibilidade operativa. Ou seja, responder o mais rápido possível às necessidades.

Com informações do Estadão Conteúdo