16/11/2010 - 7:59
O Fundo Monetário Internacional manifestou nesta terça-feira sua disposição de participar dos esforços das autoridades europeias para ajudar a Irlanda a “resolver seus graves problemas do setor bancário”.
“Saudamos a intenção das autoridades irlandesas de aplicar um plano de orçamento plurianual e medidas para apoiar e fortalecer seu setor financeiro”, disse um porta-voz do FMI em Washington.
“A pedido das autoridades irlandesas, uma missão do FMI participará de uma breve e precisa consulta com a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) para determinar a melhor maneira de proporcionar, se for necessário, um apoio permanente para conter os riscos sobre os mercados”.
A Comissão Europeia já havia manifestado sua disposição de agir para preservar a estabilidade financeira da zona euro, hoje fragilizada pela Irlanda, seis meses depois da crise na Grécia.
Dublin enfrenta um déficit público de 32% do Produto Interior Bruto (PIB) para 2010, dez vezes superior ao permitido por Bruxelas e o dobro do registrado pela Grécia em 2009, como resultado da constante injeção de liquidez nos bancos irlandeses após a crise mundial de 2008.
BCE e vários países europeus pressionam por uma ação rápida para evitar o contágio a outros membros da UE, como Portugal.
mj/LR