01/01/2023 - 12:23
Com todo o evento da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva definido e ensaiado, um ponto segue em aberto e gerando muita dúvida: quem passará a faixa presidencial ao novo mandatário do país.
A decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro em deixar o país rumo aos Estados Unidos, a lógica indicaria que o vice-presidente Hamilton Mourão fosse responsável pelo ato, mas o próprio já deixou claro que não participaria do evento de transição de governo.
+ Festival do Futuro: Saiba como assistir aos shows na posse de Lula
Dessa maneira, os próximos nomes a serem cotados para passar a faixa para Lula foram o dos presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Porém, informações vindas de Brasília na manhã deste domingo (1º) indicavam que os dois não haviam sido contatados pela equipe do cerimonial para se prepararem para esse ritual.
PT fala em “surpresa”
Ao longo de toda a semana, membros do PT e do grupo que comandam a cerimônia da posse, liderados pela futura primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, prometiam uma “surpresa” para a passagem da faixa presidencial, que poderia ser feita por uma mulher indígena ou negra, ou ainda por um grupo de pessoas que simbolize a diversidade.
Internet pede Dilma
Nas redes sociais surgiu um movimento que pedia que a ex-presidente Dilma Roussef fosse a responsável por entregar a faixa para Lula, numa homenagem a primeira mulher a comandar o país e que sofreu impeachment em agosto de 2016.
Cerimônia é simbólica
A passagem da faixa presidencial é um ato simbólico e ela não tem impacto na transição de governo, ou seja, mesmo que Lula não receba a faixa, ele será empossado como novo presidente do Brasil.
A tradição da faixa presidencial foi criada em 1910 através de decreto do então presidente Hermes da Fonseca, que trata também de como ela deve ser utilizada e detalhes de sua confecção.
“Como distinctivo de seu cargo o Presidente da Republica usará, a tiracollo, da direita para a esquerda, uma faixa de seda com as cores nacionaes, ostentando o escudo da Republica bordado a ouro”, diz o texto.
Em seu parágrafo único, o decreto diz: “A faixa, cuja largura será de 15 centimetros, terminará em franjas de ouro de 10 centimetros de largo e supportará, pendente do porto de cruzamento das suas extremidades, uma medalha, de ouro, mostrando no verso o mesmo escudo”.