18/03/2022 - 22:03
Quais são os mitos e fatos sobre o sono? As coisas que todos temos certeza que devemos fazer – e não fazer – para ter uma boa noite de sono. Estudos mostram que a maioria de nós está praticando maus hábitos de sono sem saber – o que pode levar a sérias conseqüências para a saúde.
Mito ou fato? Se você ficar na cama tempo suficiente, você vai adormecer
Mito. Quando se trata de dormir, os especialistas dizem que este é um grande problema. Deitar na cama, mesmo com os olhos fechados, por mais de 15 a 20 minutos é uma das piores coisas que você pode fazer, pois treinará seu cérebro para associar a cama à falta de sono. Pode levar à insônia crônica. É contra-intuitivo, mas passar o tempo na cama acordado transforma a cama numa espécie de ‘cadeira do dentista’.
Mito ou fato? Você não deve verificar seu smartphone se acordar à noite
Isso é um fato. Proibir smartphones (ou qualquer dispositivo elétrico que emita luz azul) do quarto uma hora ou mais antes de dormir e durante toda a noite é uma obrigação para um bom sono, dizem os especialistas. A luz diz ao corpo para parar de produzir melatonina, o auxiliar natural do sono do corpo, e estudos mostraram que a luz azul é especialmente tóxica para o sono.
Mito ou fato? Você não deve deixar seu cachorro ou gato dormir na sua cama
Na verdade, depende. Não muito tempo atrás, a resposta de qualquer especialista em sono teria sido um não definitivo. Mas hoje, alguns especialistas estão vendo os benefícios de se abraçar na cama com um pet peludo querido, pelo menos para um grupo seleto de pessoas.
Para pessoas com ansiedade, depressão ou estresse pós-traumático, ter um companheiro de cama pode ser útil para promover o sono. As crianças também podem dormir bem com um animal de estimação, apontam estudos. Mas as pessoas que têm sono leve podem ter seu sono perturbado por muitos “microdespertares”, que podem ser prejudiciais à saúde. Nesses casos, os donos podem achar que precisam manter os animais no chão à noite ou bani-los completamente do quarto.
Mito ou fato: Exercitar-se à noite atrapalha o sono
Esse é um mito que costumava ser um fato até pouco tempo atrás. Estudos apontam que o exercício a qualquer momento é melhor do que não se exercitar devido a todos os benefícios médicos e ajuda na redução do estresse, o que ajuda no sono.
As pessoas que se exercitavam por 35 minutos antes de dormir dormiam tão bem quanto nas noites em que não se exercitavam, segundo um estudo de 2011. Se malhar à noite afeta seu sono, os especialistas sugerem se exercitar no início da noite para que sua frequência cardíaca e temperatura corporal possam voltar ao normal antes de você dormir.
Mito ou fato? Você pode recuperar o sono nos fins de semana
Quem não acredita nessa? Infelizmente, a ciência diz que estamos errados. Podemos nos sentir melhor depois de dormir em um sábado ou domingo de manhã, mas isso prejudicará nossa saúde geral do sono, dizem os especialistas. Ao alterar a hora de acordar e dormir nos finais de semana (ou dia a dia), seus ritmos de sono não são previsíveis, o que pode alterar o ritmo das funções biológicas do corpo.
“Você quer construir um ritmo confiável, muito parecido com o baterista contando a batida para a banda”, disse Grandner. “Ao controlar quando você acorda e vai para a cama, você está definindo o ritmo.”
Supere esse mito indo para a cama e acordando no mesmo horário todos os dias, mesmo nos fins de semana, férias ou depois de uma noite de sono ruim.
“O cérebro gosta de regularidade e previsibilidade”, acrescentou. “Acordar no mesmo horário todos os dias e adicionar luz e movimento assim que acordar definirá seus outros ritmos para o dia e aumentará a energia e o humor”.
Confira mais mitos e fatos sobre o sono com nosso quiz interativo do sono . Boa soneca!