Uma cachalote branca, animal marinho raríssimo de se ver, foi avistada por marinheiros a bordo de um navio-tanque petroleiro holândes na costa da Jamaica. O capitão, Leo van Toly, gravou um vídeo mostrando o cachalote próximo à superfície da água.

Após a gravação, ele enviou o vídeo para sua parceira de navegação, Annemarie van den Berg, que é a diretora da organização de caridade SOS Dolfijn para a preservação das baleias da Holanda. Depois que recebeu a confirmação dos especialistas, o SOS Dolfijn compartilhou o vídeo em sua página do Facebook.

+ Elenco de “A Baleia” diz que filme pode ser analisado infinitamente

Com a enorme extensão do oceano, e o fato de ainda não conhecermos tudo sobre a espécie, fica bem difícil para os cientistas conseguirem dizer quantas cachalotes brancas existem. Esse animal é bem esquivo, e raramente sobe à superfície, sendo que costuma usar sua capacidade de mergulhos profundos para ficar nas profundezas do oceano por longos períodos.

“É fácil para uma baleia se esconder, mesmo uma que seja tão longa quanto um ônibus escolar”, disse Shane Gero, especialista em cachalotes na Universidade de Dalhousie no Canadá, “Portanto, mesmo que houvesse muitas cachalotes brancas, simplesmente não os veríamos com muita frequência”.

A última vez que o avistamento deste animal marítimo foi registrado ocorreu em 2015 em Sardenha, uma ilha italiana. Além desse, também foram vistos cachalotes brancas na Dominica, no Caribe, e nos Açores no Atlântico. Gero diz que tem a possibilidade de que o cachalote visto na Jamaica seja o mesmo visto na Dominica.

Além do cachalote, também ocorreram avistamentos de baleias de outras espécies, como a baleia-jubarte albina chamada Migaloo que tem sido vista em águas australianas desde 1991, e um par de baleias assassinas que foram vistas no Japão em julho deste ano.