A rede TNG ganhou o Brasil com o conceito de marca popular. Agora, a confecção criada pelo empresário e designer Tito Bessa Júnior quer alcançar o status de grife. A transição do pop ao chique acontecerá com uma pitada de arte. Bessa Júnior resolveu dar um banho de loja em suas novas coleções. Convocou o prestigiado estilista Icarius de Menezes, um dos destaques do São Paulo Fashion Week, para criar peças exclusivas que homenageiam artistas famosos. O escolhido para inaugurar a série foi o paisagista Burle Marx, cuja coleção chegou às lojas em setembro. O sucesso foi enorme. Das 14 mil camisetas confeccionadas com fotos dos jardins de Marx, cerca de 80% foram vendidas, gerando uma receita de R$ 50 mil. Além de dar maior visibilidade à TNG, a iniciativa tem um viés cultural. Parte da renda obtida com as roupas é destinada a instituições ligadas aos artistas. No caso do paisagista morto em 1994, a verba será enviada ao Projeto Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro, que hoje pertence ao Ministério da Cultura.

A próxima coleção, a ser lançada em março, leva às passarelas a obra de Nelson Rodrigues, que em 2002 completaria 90 anos. ?Queremos estampar nas roupas as paixões de Nelson: mulheres e futebol?, diz Bessa Júnior. A nova onda de marketing cultural da TNG será marcada por uma campanha publicitária que inclui outdoors, propaganda em revistas e jornais. A empresa não revela o orçamento total da iniciativa. Por enquanto, todo investimento está sendo feito por Bessa Júnior mas já existem algumas negociações de parcerias em andamento. Marx e Rodrigues são apenas o começo. ?Queremos estender ao máximo essa fusão de moda e arte?, afirma o dono da TNG.