13/11/2025 - 18:20
O dólar registrou queda ante pares globais nesta quinta-feira, 13, enquanto o mercado aguarda a publicação de dados econômicos após o fim da mais longa paralisação do governo dos Estados Unidos da história.
O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, caiu 0,34%, a 99,156interbank pontos. Por volta das 17h50 (de Brasília), o dólar cedia a 154,51 ienes, enquanto o euro avançava a US$ 1,1639 e a libra tinha alta a US$ 1,3190.
Operando perto da estabilidade no início do dia, a moeda norte-americana passou a cair conforme o mercado ia assimilando o fim do shutdown, após Donald Trump sancionar a lei de financiamento da máquina pública ontem à noite. Investidores esperam agora a publicação de dados represados durante o shutdown para terem um norte acerca do direcionamento de política monetária do Federal Reserve (Fed).
O Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês), informou que deve anunciar as novas datas de divulgação de dados do trabalho dos EUA assim que eles estiverem disponíveis e agradeceu pela “paciência”.
Na avaliação do Danske Bank, o dólar pode se valorizar com expectativas de que os dados sejam mais “resilientes”, indicando uma manutenção dos juros no próximo mês pelo Federal Reserve. Já o Macquarie Group aponta que o mercado tem precificado cada vez menos um corte nos juros.
No outro lado do oceano, a libra chegou a perder ante a moeda norte-americana após resultados do Produto Interno Bruto (PIB) e da produção industrial abaixo do esperado, mas recuperou espaço conforme o dólar se enfraquecia. Ainda assim, o Monex Europe avalia que esses fatores, em conjunto com a possibilidade iminente de aperto fiscal, podem pesar na libra esterlina.
*Com informações de Dow Jones Newswires.