26/09/2025 - 17:24
O dólar caiu ante pares globais nesta sexta-feira, 26, após o avanço do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) em linha com o esperado e a queda no sentimento do consumidor dos EUA renovarem chances de novos cortes de juros. Nova rodada de tarifas do presidente norte-americano, Donald Trump, também pesaram sobre a divisa dos EUA.
O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, caiu em 0,41%, a 98,152 pontos, com ganho semanal de 0,52%. Por volta das 16h50 (de Brasília), o dólar caia a 149,51 ienes, enquanto o euro subia a US$ 1,1705 e a libra avançava a US$ 1,3407.
A possibilidade de novos cortes na taxa de juros voltou a crescer, com os dados da inflação PCE dentro do esperado e queda no índice de sentimento do consumidor americano pressionando a moeda norte-americana.
O movimento também foi alimentado por comentários da vice-presidente de Supervisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michelle Bowman, e do presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, defendendo relaxamento monetário à frente.
As novas tarifas anunciadas por Trump em fármacos, caminhões e móveis, também impactaram a moeda. Para a Apollo Global Management, o medo de uma guerra tarifária é um dos principais motivos pela baixa da moeda: “Quando a guerra tarifária começou, o dólar se depreciou muito mais do que previsto pelos diferenciais de taxa de juros”, explica.
Para a próxima semana, a expectativa é de estabilidade no câmbio até a sexta-feira, 3, quando serão publicados novos dados de emprego. Para analistas do Brown Brothers Harriman, se o mercado de trabalho permanecer enfraquecido, o dólar deve ter nova queda. Caso contrário, um impulso “limitado” da moeda deve acontecer, avalia.
Na América Latina, o Banco Central da Argentina recuou no processo de suspensão dos controles cambiais com um nova regra. Por volta das 16h50, o dólar caía a 1.329,7266 pesos, enquanto o dólar blue era cotado em 1.440, de acordo com o Clarín.
*Com informações de Dow Jones Newswires