24/11/2025 - 18:18
O dólar oscilou perto da estabilidade ante pares globais nesta segunda-feira, 24, com investidores atentos ao posicionamento de dirigentes do Federal Reserve (Fed) quanto à condução da política monetária nos EUA. Já o iene se desvalorizou, reagindo ao pacote de estímulo econômico aprovado pelo governo japonês na sexta-feira.
O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, caiu 0,03%, a 100,142 pontos. Por volta das 17h50 (de Brasília), o dólar subia a 156,82 ienes, enquanto o euro tinha alta a US$ 1,1526 e a libra avançava a US$ 1,3113.
Em meio a declarações em tons divergentes dos dirigentes do Fed Christopher Waller e Susan Collins, analistas do Bannockburn apontam uma movimentação mista do dólar, com uma consolidação generalizada nos preços. Para os especialistas, a moeda norte-americana reage ainda repercutindo os comentários do presidente do Fed de Nova York, John Williams, que apontou “espaço” para ajuste na taxa de juros.
O Convera destaca uma reação “assimétrica” dos mercados com a resiliência do dólar frente à reprecificação nas estimativas de investidores por cortes nos juros, apontando que o movimento aparenta acontecer devido “ao clima atual do mercado, em que a demanda por ativos de refúgio e a maior aversão ao risco global mantêm o dólar sustentado”.
Enquanto isso no Japão, o pacote de estímulo econômico aprovado pelo governo, segundo o LMAX Group, alimenta preocupações sobre o endividamento do país e sua sustentabilidade fiscal, fatores que podem enfraquecer mais ainda o iene. “Os mercados veem o governo favorecendo uma política fiscal frouxa e apenas um aperto monetário cauteloso, levantando dúvidas de que qualquer aumento futuro da taxa de juros pelo Banco do Japão (BOJ) seja mais do que um evento isolado”, afirmam os analistas.
Já no Reino Unido, é aguardada a divulgação do orçamento prevista para esta quarta-feira. Para o Sucden Financial, a “credibilidade” do orçamento em lidar com os desafios fiscais será fundamental para o futuro da moeda britânica.
*Com informações de Dow Jones Newswires.