O dólar operou em alta hoje perante a maioria das moedas, em sessão marcada por cautela com o recrudescimento da pandemia de covid-19. Com restrições de mobilidade e temor para retomada econômica, o euro se desvalorizou perante o dólar, e chegou perto da mínima em quatro meses. A libra também se desvalorizou ante a moeda americana, com sinalização de cautela após os dados mais recentes sobre inflação no país. A maioria dos emergentes se desvalorizou em sessão notabilizada pela busca do dólar como ativo de segurança, mas a lira turca se fortaleceu ante a moeda americana, após despencar no começo da semana.

No fim da tarde em Nova York, o euro recuava a US$ 1,1822, o dólar se valorizava a 108,70 ienes, enquanto a libra recuava a US$ 1,3693. O índice DXY, que calcula a variação do dólar em relação a uma cesta de seis moedas fortes, fechou em alta de 0,65% hoje, aos 92,336 pontos.

Principal componente do índice, o euro mostrou fraqueza durante a sessão, impactado pelo aumento nos casos de coronavírus e o ritmo lento da vacinação na Europa. França e Bélgica anunciaram novas medidas de restrição de mobilidade, enquanto o Instituto Econômico Alemão reduziu fortemente sua projeção de alta do PIB da Alemanha neste ano, de 4% para 3%,

“Esperamos que o dólar termine este ano um pouco mais forte em relação à maioria das outras moedas de economias desenvolvidas, já que os rendimentos dos títulos aumentam mais nos EUA do que em outros lugares”, avalia a Capita Economics. “Acreditamos que a moeda terá alguns de seus maiores ganhos em relação ao euro e ao iene”, projeta a consultoria.

A libra caiu para mínimas de um mês e meio em relação ao dólar, um declínio que apagou brevemente o ganho do ano, depois que a inflação da área “desanimou e enfatizou a postura cautelosa do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês)”, afirma a Western Union. Os preços ao consumidor surpreendentemente desaceleraram para uma taxa anual de apenas 0,4% em fevereiro, contra as previsões de um aumento de para 0,8%.

Depois de despencar seguindo a destituição do presidente do Banco Central da Turquia, a lira recuperou parte das perdas durante a sessão, e se valorizou perante o dólar. No fim da tarde, a moeda americana era cotada a 7,858 liras.