26/11/2025 - 18:19
O dólar operou sem sinal único ante pares globais nesta quarta-feira, 26, conforme maiores expectativas por cortes nos juros deixam a moeda mais enfraquecida. A libra avançava fortalecida pelo orçamento do Reino Unido, enquanto, entre emergentes, o rand sul-africano reduziu ganhos no fim da tarde.
Por volta das 17h50 (de Brasília), o dólar subia a 156,43 ienes, enquanto o euro caía a US$ 1,1598 e a libra avançava a US$ 1,3239.
A moeda americana se manteve fraca ante pares fortes e emergentes, em meio a publicação de diversos dados econômicos e do Livro Bege do Federal Reserve (Fed), que mantiveram inalteradas as expectativas de um corte de juros pelo BC americano em dezembro.
Isso contribuiu para as perdas do dólar contra a libra, que chegou a cair temporariamente em reação ao orçamento do Reino Unido mas se recuperou e atingiu o maior valor contra a divisa americana e o euro, segundo o Rabobank. “Do ponto de vista da estabilidade do mercado, mais impostos significam menos espaço para oscilações no mercado de Gilts”, afirmam analistas do banco holandês.
O Société Générale, entretanto, afirma que o orçamento será “negativo” para a libra mais adiante, já que as medidas fiscais podem diminuir a inflação e abrir espaço para mais cortes nos juros pelo Banco da Inglaterra (BoE, em inglês).
Apesar disso, a moeda norte-americana avançou ante o iene após declarações da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, de que o governo vai avaliar se as movimentações cambiais acontecem de acordo com fundamentos econômicos para tomar as “medidas adequadas”.
Entre emergentes, o dólar reduziu perdas a 17,1597 rands sul-africanos, após o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçar cortar subsídios enviados para a África do Sul em reposta ao que ele classificou como “genocídio” de fazendeiros brancos. Trump também voltou a criticar a participação do país no G20 e disse que o governo sul-africano não será convidado para a reunião sediada nos EUA em 2026.
*Com informações de Dow Jones Newswires.