16/09/2025 - 17:31
O dólar recuou na sessão desta terça-feira, 16, ante as principais moedas fortes, com investidores se posicionando antes do anúncio da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na quarta-feira, 17, com ampla expectativa de corte de juros.
Neste fim de tarde, o dólar caía a 146,45 ienes, o euro subia a US$ 1,1864 e a libra avançava a US$ 1,3655. O índice DXY, que compila a variação da moeda ante principais pares, cedia a 96,649 pontos.
O euro atingiu o maior nível em quatro anos ante o dólar, diante da expectativa diferencial de juros entre EUA e zona do euro, já que o BCE tem se mostrado mais cauteloso em relação a novas reduções de taxa.
As instabilidades políticas na França, com mais um novo primeiro-ministro, o quinto desde o início do segundo mandato de Macron, em 2022, não parecem estar afetando a moeda europeia, segundo o analista da Convera, Antônio Ruggiero.
Apesar de uma grande recuperação do dólar não ser mais esperada ainda para esse ano, a expectativa é de que a moeda norte-americana se estabilize a partir de agora e não tenha novas grandes quedas, de acordo com o analista da Capital Economics, Jonas Goltermann.
Para ele, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) deve manter um ritmo “gradual” de flexibilização da política monetária.
Na Argentina, a moeda continuou operando perto do teto da banda móvel cambial de 1.473,10 pesos. Neste fim de tarde, o dólar era cotado a 1.469,495 pesos, enquanto o dólar blue operava estável a 1.455 pesos, segundo o Ámbito Financiero.
*Com informações de Dow Jones Newswires