08/10/2025 - 17:26
O dólar registrou alta nesta quarta-feira, 8, ante pares globais enquanto investidores continuam reagindo a desdobramentos políticos no França e no Japão, além do oitavo dia do shutdown do governo dos Estados Unidos.
O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, subiu 0,34%, a 98,915 pontos, tendo alcançado maior nível desde 11 de agosto. Por volta das 16h50 (de Brasília), o dólar subia a 152,73 ienes, enquanto o euro caía a US$ 1,1627 e a libra caía a US$ 1,3399.
A crescente do dólar durante o shutdown é “atípica”, avalia o Societe Generale, mas parece ser mais sobre o enfraquecimento de outras moedas fortes, como o euro e o iene, do que sobre o fortalecimento do dólar em si. “Assim que a reprecificação do risco político no Japão e Europa cair, a postura dovish do Fed e a preferência da administração dos EUA por um dólar mais fraco devem voltar a prevalecer”, pondera o banco, em nota.
O LMAX Group acredita que o mercado está exagerando na “agressividade de venda do iene”, visto que a tendência de baixa do dólar permanece intacta. A provável próxima primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, já estaria pensando em mudanças nos nomes que compõem o governo, segundo a imprensa local.
Enquanto o euro continua sentindo a crise política na França, o primeiro-ministro demissionário, Sébastien Lecornu, disse ver possibilidade de o presidente Emmanuel Macron apontar o próximo premiê em 48 horas. O euro reduziu perdas ante o dólar após a notícia, que pode afastar o risco de nova eleição parlamentar.
*Com informações de Dow Jones Newswires