10/12/2025 - 18:29
O dólar caiu ante pares globais nesta terça-feira, 10, após o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) cortar juros em 25 pontos-base e o presidente da instituição, Jerome Powell, não descartar completamente ajustes futuros nas taxas, apesar de sinalizar pausa para avaliar a economia.
O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, teve queda de 0,43%, a 98,786 pontos. Por volta das 17h50 (de Brasília), o dólar caía a 155,92 ienes, enquanto o euro avançava a US$ 1.1696 e a libra ganhava a US$ 1.3386.
O dólar, já enfraquecido antes mesmo do anúncio da diminuição dos juros, ampliou perdas após a concretização das expectativas. Apesar disso, o banco ING pontua que a reação da moeda norte-americana “poderia ter sido pior” para investidores que apostam na desvalorização do dólar, levando em conta que a decisão não foi unânime e pelo menos um corte ainda é esperado em 2026.
Também reagindo à decisão de política monetária, o dólar caía a 1.3798 dólares canadenses. O Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) manteve as taxas de juros inalteradas em 2,25%, seguindo com as expectativas do mercado. Também no radar, a declarações do representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, afirmando que o acordo USMCA pode ser renegociado, revisado ou até mesmo encerrado. Já o peso mexicano se desvalorizava a 18.1759 por dólar.
Enquanto isso, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, vê a política monetária “em boa posição” e a economia do bloco “próxima do potencial”, em conversa sobre o euro em evento do Financial Times. Para o banco ING, o euro não deve perder o status de investimento de segurança, desde que o Banco Central Europeu não se envolva diretamente com o uso dos ativos russos para o financiamento da Ucrânia.
Dentre as emergentes, o peso argentino valorizou após o governo da Argentina autorizar que seguradoras façam operações de caução na Bolsa em moedas estrangeiras. Esse tipo de operação pode acontecer com a condição de que o dinheiro levantado seja utilizado para comprar títulos soberanos argentinos. Também no fim da tarde, o dólar caía a 1.438,1905 pesos, enquanto o dólar blue era cotado em x, segundo o jornal El Clarín.
*Com informações de Dow Jones Newswires