08/02/2022 - 15:41
O apresentador Bruno Aiub, conhecido como “Monark”, postou na tarde desta terça-feira (8) um vídeo de desculpas por defender a criação de um partido nazista no Brasil. As declarações foram dadas no “Flow Podcast”, com a participação dos deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP).
No vídeo, Aiub afirma que estava “bêbado” durante a apresentação do programa, perde desculpas e diz que teria sido “insensível” ao defender uma ideia comum nos Estados Unidos. As declarações geraram reações de indignação nas redes sociais e dos patrocinadores do programa.
+ Confederação Israelita repudia comparação com nazismo feita por Mario Frias
https://www.instagram.com/p/CZuRlwFlr9Z/
“Eu sou mais louco do que vocês. Eu acho que tinha de ter partido nazista reconhecido pela lei”, afirmou Monark, que ainda defendeu o “direito” de ser antissemita: “Se o cara quiser ser antijudeu, eu acho que ele deveria ter o direito de ser”.
A Flash, cujos donos são de famílias de origem judaica, divulgou que encerrou o contrato com os Estúdios Flow de imediato e que “não há sociedade livre quando há intolerância ou busca de legitimação de discursos odiosos”.
https://www.instagram.com/p/CZuKYgqrlHK/
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) também anunciou o rompimento de contrato com o Flow – ambos tinham uma parceria de transmissão do Campeonato Carioca.
A @FFERJ, defensora da igualdade, do respeito e contrária a qualquer tipo de preconceito, anuncia o rompimento do contrato com o Estúdios Flow, responsável pelo podcast Flow Sport Club que transmitia jogos do Campeonato Carioca de 2022, por apologia ao nazismo… + pic.twitter.com/HoVYQryO1F
— Cariocão (@Cariocao) February 8, 2022
Já a Puma fez questão de ressaltar que repudia as declarações e já havia pedido para retirar seu logo como patrocinador do programa.
Discordamos e repudiamos veementemente as declarações e ideias expressas durante o último Flow Podcast, transmitido nesta segunda-feira (7). Elucidamos ainda que não somos patrocinadores do podcast, tendo feito no passado somente uma ação pontual e isolada.
— pumabrasil (@pumabrasil) February 8, 2022
Monark também tinha uma entrevista marcada com ex-jogador Zico – seu filho, Junior Coimbra, disse que o ex-craque do Flamengo desistiu da participação.
Meu pai iria sim participar hoje à tarde do Flow Sports Club, mas ele cancelou assim que assistiu ao vídeo. Não precisou muito…
— Junior Coimbra (@JuniorCoimbra77) February 8, 2022
O iFood declarou que “não mantém mais relação comercial com o Flow”.
O iFood não mantém mais relação comercial com o Flow.
Nossa decisão de encerrar o patrocínio com o podcast foi tomada, de forma definitiva, em novembro de 2021.
— iFood (@iFood) February 8, 2022
A Mondeléz Brasil também reforçou que “patrocinou pontualmente apenas dois episódios”.
Vale lembrar que a legislação brasileira prevê que a veiculação de símbolos, ornamentos, emblemas, distintivos ou propaganda relacionados ao nazismo é crime inafiançável e imprescritível.
“Deveria existir um partido Nazista legalizado no Brasil”
“Se o cara for anti-judeu ele tem direito de ser Anti-judeu”
Eu tinha achado que ele tinha superado todos os limites no último papo de racismo, mas ele conseguiu se superar de um jeito… https://t.co/h9Tf7g8TYg
— Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) February 8, 2022
