O mistério do momento é o surgimento e o desaparecimento de monólitos em diferentes partes do mundo. O primeiro foi descoberto em uma região desértica em Utah, nos Estados Unidos. Depois que o objeto passou a ser ponto turístico de curiosos, ele simplesmente sumiu sem deixar vestígios.

O objeto de mais de 3,5 metros de altura viralizou nas redes sociais. Internautas questionavam se o monólito — nome dado a objetos constituídos por um único bloco de pedra, porém este em questão, de metal — poderia ter sido instalado por alienígenas, como uma espécie de “mensagem” para a humanidade.

+ Cientistas resolvem mistério da Nebulosa de Anel Azul
+ Astrofísicos detectam a origem de misteriosas explosões rápidas de rádio

Um artefato similar foi encontrado em outro continente, o segundo monólito apareceu em uma colina na cidade de Piatra Neamt, que fica no norte da Romênia. Ele teria sido visto pela primeira vez na última quinta-feira (26) e removido na segunda-feira (30), sem qualquer pista a respeito da origem ou de quem resgatou a peça.

O monólito romeno tem cerca de 3 metros de altura e uma composição diferente daquele encontrado em Utah: o metal apresentava desenhos em uma das faces e melhor capacidade de exibir reflexos. O site Daily Mail obteve um registro em vídeo da construção antes de ela ser removida.

A polícia da região vai investigar o ocorrido, já que a estrutura foi instalada ilegalmente em uma área de proteção ambiental e importância arqueológica.

O mistério levanta hipóteses: há quem aposte em uma campanha viral de alguma produção do entretenimento, como um filme ou jogo.