28/06/2023 - 8:01
A GWM lançou oficialmente a linha de SUVs Haval H6 no mercado brasileiro nesta terça-feira (27), que inclui uma campanha publicitária com o DJ Alok. Mesmo antes do lançamento oficial dos carros no país, a montadora chinesa já comercializou 960 unidades do Haval apenas em maio, conquistando o primeiro lugar no ranking como o híbrido mais vendido por aqui.
“Estamos muito felizes com a leitura que tivemos do mercado brasileiro, que o consumidor, nessa faixa de preço que estamos atuando, de R$ 200 mil, R$ 300 mil, é extremamente esclarecido. Ele enxerga o que está acontecendo lá fora, ele quer ter uma experiência de eletrificação e a resposta veio muito mais rápida e superior do que imaginávamos”, afirma Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer da GWM, de forma exclusiva para a IstoÉ Dinheiro.
A previsão da montadora é fechar o mês de julho no mesmo patamar: “tivemos quase mil carros (emplacados) no mês passado e estamos em ordem de grandeza similar esse mês. Todas as unidades até agora chegaram pré-vendidas no Brasil”. Ainda segundo a marca, o objetivo de começar com o modelo importado é criar uma rede de concessionárias, pós-vendas e distribuição de peças. “Pelo volume que entregamos, esse produto mostra que tem escala para ser produzido no Brasil. Nós vamos na linha do híbrido flex”, completa.
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Investimento de R$ 10 bilhões em fábrica no Brasil
A chinesa pretende realizar o aporte de R$ 10 bilhões no mercado brasileiro. Serão dois ciclos de investimento na sua fábrica em Iracemápolis (SP): cerca de R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032, com a expectativa de geração de 2 mil empregos diretos até 2025.
A planta no Estado de São Paulo terá um sistema de produção inteligente e capacidade de 100 mil veículos por ano, com expectativa de faturamento anual de R$ 30 bilhões até 2025. A operação da fábrica inicia no dia 1º de maio de 2024 e será dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos e elétricos.
Segundo a companhia, a chegada ao país representa a sua maior base de produção fora da China, com o objetivo de se tornar um centro de exportação para a América Latina. Ela também pretende estimular a indústria local de fornecedores com a nacionalização de componentes e criar uma rede de eletropostos. A fábrica brasileira será a quarta base completa de produção da montadora no mundo (e a primeira fora da Ásia), que inclui ainda as unidades operacionais na China, na Rússia e na Tailândia.
GWM planeja inaugurar 50 concessionárias no Brasil em 2023
A GWM planeja inaugurar até 50 concessionárias, por meio da parceria com 28 grupos, até o segundo trimestre de 2023. A cobertura abrange todas as regiões. Até metade do ano que vem, a projeção é ter 133 lojas.
Em relação às peças, a Great Wall Motors conta com um depósito em Cajamar (SP) para a distribuição dos itens. São 24 docas e área de armazenagem de 23.200 m².
Lançamentos
No Brasil, a GWM vai lançar somente SUVs e picapes. Serão três marcas, uma para cada linha de produtos. A Haval vai comercializar apenas SUVs on-road, a Tank contará com SUVs off-road de luxo e a Poer terá picapes. Até 2025 serão lançados dez modelos. Uma picape média da Poer já foi confirmada e promete ser a primeira híbrida flex produzida no País.