04/08/2025 - 9:08
PF cumpriu mandado de busca e apreensão e medidas cautelares contra o senador, que foi alvo de operação ao desembarcar no aeroporto de Brasília.A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta segunda-feira (04/08), um mandado de busca e apreensão e medidas cautelares contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
A ação foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Agentes da PF interpelaram o senador no aeroporto de Brasília, logo após ele desembarcar de uma viagem aos Estados Unidos. Por ordem de Moraes, o parlamentar deverá usar tornozeleira eletrônica.
O passaporte diplomático usado por Marcos do Val para deixar o Brasil foi apreendido.
Viagem a Orlando
Ele viajou para Orlando, nos EUA, durante o recesso parlamentar, apesar de ser alvo de medidas cautelares impostas por Alexandre de Moraes.
Moraes havia determinado em agosto do ano passado a apreensão dos passaportes de Do Val, inclusive o diplomático, e o bloqueio de R$ 50 milhões da conta dele. As medidas foram estipuladas como parte de um inquérito aberto pela PF para apurar ofensas e ataques contra investigadores da corporação.
Durante a viagem, Marcos do Val gravou vídeos criticando as medidas impostas contra ele e afirmava que voltaria ao país. “Não estou aqui fugindo, estou curtindo e dando atenção para a minha filha no parque Universal Orlando”, afirmou.
md (ots)