09/05/2023 - 11:24
Morreu na noite da segunda-feira (8), aos 75 anos, a cantora Rita Lee. A família informou, em postagem nas redes sociais, que ela morreu em casa. Diagnosticada com um câncer de pulmão em maio de 2021, a artista foi internada em fevereiro. Em abril do ano passado, a família comemorou a remissão do câncer de pulmão de Rita.
Ver essa foto no Instagram
“A cura da minha mãe me emocionou pra caralho. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de ‘Jair’. That’s Rita”, escreveu o filho Beto Lee em sua conta no Instagram.
Descendente de norte-americanos e italianos, Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em 31 de dezembro de 1947, em São Paulo. Com 50 anos de carreira, vegana e defensora dos animais, Rita foi cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz e escritora.
Conhecida como a rainha do rock brasileiro, a artista passou por outros gêneros, como a psicodelia no tropicalismo, disco, new wave, MPB, bossa nova e eletrônica. A cantora foi integrante do grupo Os Mutantes (1966-1972) e do Tutti Frutti (1973-1978) e a primeira mulher a tocar guitarra no palco.
Seus sucessos musicais trazem um humor ácido com críticas a sociedade e defesa das mulheres, como “Ovelha Negra”, “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Agora Só Falta Você”, “Baila Comigo”, “Banho de Espuma”, “Desculpe o Auê”, “Erva Venenosa”, “Amor e Sexo”, “Reza”, “Menino Bonito” , “Flagra” e “Doce Vampiro”.
Em 1976, a artista começou um relacionamento amoroso com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então foi seu parceiro da maioria de suas canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. Os dois tiveram três filhos.
Rita chegou a vender 55 milhões de discos, ficando atrás apenas de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nélson Gonçalves. Em outubro de 2008, ficou em 15° lugar na Lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira da revista Rolling Stone.