O ex-primeiro-ministro e líder fundador de Cingapura, Lee Kuan Yew, morreu neste domingo (segunda-feira em Cingapura) aos 91 anos, anunciou o governo.

“O senhor Lee faleceu no Hospital Geral de Cingapura hoje às 03H18 (19H18 GMT de domingo)”, diz o comunicado das autoridades.

O filho de Lee, atual primeiro-ministro, Lee Hsien Loong, emitiu uma declaração em que diz se sentir “profundamente triste” pela morte do pai.

“As informações sobre as condolências e o funeral serão anunciadas em breve”, disse o governo no comunicado.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descreveu Lee Kuan Yew como “um visionário e verdadeiro gigante da História”.

“Um visionário que guiou Cingapura da independência em 1965 à construção de um dos países mais prósperos do mundo. Era um devoto servidor público e um líder extraordinário”, disse Obama.

Lee estava hospitalizado desde 5 de fevereiro com uma pneumonia grave. Na semana passada as autoridades advertiram que sua saúde havia piorado e que que o ex-primeiro-ministro respirava com o auxílio de aparelhos.

Lee governava desde 1959, quando o Reino Unido concedeu o autogoverno, e liderou o processo de independência em 1965, após a tumultuada tentativa de união com a Malásia.

Sua morte provavelmente ofuscará os preparativos para o 50º aniversário da cidade-estado, que será celebrado em 9 de agosto.