O empresário Peter Rodenbeck, responsável por trazer as marcas McDonald’s, Outback e Starbucks para o Brasil, faleceu aos 85 anos na tarde desta segunda-feira, 18. A morte foi confirmada pela Bloomin’ Brands, empresa na qual ele atuava como integrante do conselho. A causa da morte foi um câncer.

Rodenbeck nasceu nos Estados Unidos, no estado de Michigan, e graduou-se em administração bancária, finanças e contabilidade pela New York University e em administração de saúde e tecnologia de informações pela Harvard Extension School.

+Não dá para abrir franquia do Outback? Entenda modelo que prioriza funcionários

Em 1979, Rodenbeck decidiu trazer a rede de fast-food McDonald’s para o país. “O Bob’s já operava no Rio de Janeiro”, contou em entrevista à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. (Abrasel). “Os produtos básicos demonstraram aceitação plena pelo consumidor. A prontidão da praça do Rio, ao menos, estava bem aparente”.

Em 1994, ele deixou a empresa. “Já estava satisfeito porque a melhor parte da minha contribuição já tinha sido oferecida”, disse na mesma entrevista.

Dois anos depois, ao lado dos empresários Salim Maroun e Giancarlo Zanolini, inicou o projeto de trazer a rede estadunidense Outback Steakhouse para o Brasil. Hoje, a Bloomin’ Brands, responsável pelo restaurante, possui no país também as marcas Abbraccio, de comida de inspiração italiana, e Aussie, de cosméticos.

“O legado de Peter Rodenbeck viverá em cada uma das marcas que ajudou a implantar e no impacto que causou no setor de alimentação no Brasil”, afirma nota da Bloomin’ Brands.