07/06/2023 - 5:55
Com o intuito de “quebrar o tabu” que envolve a morte e o sepultamento, uma empresa funerária do Reino Unido decidiu oferecer aos clientes caixões personalizados, que incluem estampas nada comuns, como de uma embalagem de aspirador e o famoso telefone público da série britânica de TV Doctor Who.
Segundo a emissora britânica Sky News, a funerária Go As You Please, para ajudar quem deseja partir de forma um pouco mais leve para os familiares, oferece designs de caixões com temas que incluem uma garrafa da cerveja lager da Tennents, do uísque Bell’s, das séries de TV Game of Thrones e The Walking Dead, e da saga de filmes Star Wars.
+ Funerária vende réplicas de caixões da série Round 6
A empresa, que tem filiais em Cramlington, no nordeste da Inglaterra, e em Edimburgo, na Escócia, diz que os caixões são construídos de acordo com as necessidades de cada cliente.
Scott Purvis, gerente geral da empresa, em entrevista à emissora, conta que uma pessoa desejou ser enterrada em um caixão com a estampa da marca Dyson, porque tinha o costume de consertar aspiradores antigos.
Outro caixão foi feito com paletes na cor vermelha, em homenagem a um homem que costumava trabalhar com carpintaria no galpão de sua residência.
“A maioria dos designs de nossos caixões vem de conversas sérias com a pessoa quando ela ainda está viva. Muitos estão organizando os próprios funerais antes de morrer. Isso lhes dá a chance de quebrar o tabu que é falar da morte com as famílias”, comenta Purvis à Sky News.
Isso lhes dá ainda a oportunidade de ter exatamente o funeral que desejam e de aliviar o fardo da família quando chegar a hora.
O dono da Go As You Please explica que a própria vitrine da loja ajuda como ponto de partida para as conversas com os clientes.
Ele acrescenta: “Não é por desrespeito, mas serve para mostrar ao público o que pode ser feito e o que podemos oferecer. Quando se trata de caixões customizados, eu diria que não estamos lidando com novidades, mas com individualidade”.
Scott Purvis diz à emissora britânica que a funerária incentiva as famílias a projetarem seus próprios caixões e até mesmo a se envolverem no processo de fabricação.
“Tivemos inúmeros clientes criando montagens de fotos de família antigas, reunindo todos para colarem as imagens na estampa branca do caixão”.