Uma parte das pessoas que tem celular Motorola já deve ter percebido um novo ícone da tela depois da última atualização no sistema: é o aplicativo Dimo, a conta bancária digital que a Motorola está lançando oficialmente nesta segunda-feira, 5, no Brasil. O País é o primeiro a receber a novidade, que nos próximos anos ficará disponível também em outras praças.

A conta digital vai oferecer os serviços bancários básicos, como transferência de dinheiro (inclusive Pix), saques em caixa eletrônico 24h, pagamento de contas, recarga de celular, portabilidade de salário e antecipação de FGTS. O usuário também poderá pedir um cartão de débito Visa e integrar a conta à carteira digital do Google em troca de benefícios. Não haverá cobrança de tarifa de manutenção.

“Além de buscarmos fazer um aparelho de qualidade, tentamos ser o mais relevante possível no dia a dia das pessoas através de serviços”, explicou o diretor de Serviços Digitais da Motorola, Renato Arradi. “As pessoas têm uma vida digital cada vez mais ativa, e nós vimos oportunidades de entrar na área de bancos digitais”.

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Segundo pesquisa interna encomendada pela Motorola, muita gente tem dificuldade de entender o aplicativo do próprio banco, além de preocupações com segurança. “Sem contar que ninguém quer pagar para ter uma conta hoje em dia”, lembrou Arradi. Outro aspecto percebido foi a disposição elevada das pessoas em testar opções. “Percebemos volatilidade, não fidelidade, dos usuários de contas digitais. Muitos acabam mudando para aderir a benefícios”.

Os serviços bancários do Dimo serão ofertados por meio da Jazz Tech, empresa de infraestrutura tecnológica que atua como correspondente do Banco Arbi. Na prática, ela atua como uma habilitadora de serviços financeiros para empresas que não são originárias do ramo. “O Dimo é uma conta corrente de banco de verdade, inclusive, garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito)”, destacou o fundador e presidente da Jazz Tech, José Roberto Kracochansky.

O Dimo está em testes há quase um ano, período em que 30 mil usuários abriram contas digitais por meio de convites individuais. Cerca de 20% dessa base faz movimentações ao menos uma vez por mês. Com a comunicação massiva começando agora, a estimativa da Motorola é que 30% dos clientes no Brasil tenham uma conta digital, mas a empresa não revela quantas contas isso representaria.

O lançamento é uma iniciativa importante da Motorola para melhorar a experiência e fidelizar os seus clientes em um mercado cada vez mais competitivo. Seus maiores rivais no Brasil – Samsung (líder de mercado) e Apple – não têm contas digitais. Ambas têm, por exemplo, o Samsung Pay e o Apple Pay, para pagamentos via celular, além de parcerias com bancos para cartão de crédito e parcelamento na troca dos aparelhos, entre outros.

A conta bancária é um dos primeiros de uma série de serviços que a Motorola planeja lançar nos próximos meses. A fabricante de aparelhos já tem o Hello You, que reúne notícias, vídeos, jogos e dicas de uso do celular.

“Hoje se vê varejistas, bancos, indústria e provedores oferecendo produtos e serviços variados, que vão muito além dos seus originários”, observou o diretor de negócios da consultoria GfK, Fernando Baialuna. “O objetivo disso é oferecer ao consumidor uma jornada completa e com menos fricção. É um processo irreversível e que foi acelerado durante a pandemia”, complementou.

Na visão de Baialuna, os anos de 2022 e 2023 serão marcados pelo aprofundamento da digitalização dos serviços e incorporação das finanças por diversos segmentos além dos bancos. “É uma forma importante de fidelizar e reter os clientes. O desafio é buscar os parceiros certos e oferecer um serviço realmente de qualidade e em sintonia com as características da empresa”, ponderou.

Prós e contras da conta digital da Morotola

Entre os diferenciais positivos do Dimo é a promessa de integração com o aparelho. Por exemplo: será possível apontar a câmera do celular Motorola para o boleto, que automaticamente vai abrir o aplicativo bancário. O aplicativo também terá integração com o MotoSafe. “Se perder o aparelho, é só ligar na central de atendimento do Dimo que, numa única chamada, dá para bloquear conta e cartão”, prometeu Arradi.

Por outro lado, o Dimo foi pensado no usuário da Motorola. Caso ele troque a marca do celular no futuro será necessário baixar um outro aplicativo (disponível apenas para Android) para acessar a conta do celular antigo.