O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmaram nesta quinta-feira, 10, que a imposição de tarifas de 50% sobre importações brasileiras aos Estados Unidos deve ser respondida com “diálogo nos campos diplomático e comercial” e que o Congresso Nacional acompanhará os desdobramentos de perto.

+Carnes, aviões, café e mais: como o tarifaço de Trump afeta as exportações brasileiras

+Lula diz que carta de Trump é ‘absurda’ e promete recorrer à OMC contra tarifas

“Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei de Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania”, disseram em nota conjunta. “Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa de nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.”

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira as tarifas e vinculou a decisão ao tratamento recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que está sendo julgado sob acusação de planejar um golpe de Estado.

Nesta quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista à TV Record que seu governo primeiro irá buscar negociar com os EUA, mas alertou que adotará a reciprocidade caso essas conversas não deem frutos.