Um modelo de negócios que alia inclusão, desenvolvimento social e crescimento econômico está ganhando força no Brasil: o cooperativismo. Com mais de mil cooperativas apenas no estado de São Paulo, que juntas somam 3,5 milhões de cooperados, segundo a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), o setor vem se destacando como uma alternativa sustentável para empreendedores e comunidades.

Essa abordagem, que prioriza o coletivo e a democracia — com cada membro tendo direito a um voto nas decisões principais — é o foco da campanha “O Cooperativismo é um bom negócio”, lançada este ano pelo movimento SomosCoop. A iniciativa visa divulgar os benefícios do cooperativismo, que, segundo especialistas, proporciona avanços econômicos e sociais onde está presente.

“Onde há cooperativas, há desenvolvimento social”, afirma Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP). Ele destaca que pesquisas da USP de Ribeirão Preto apontam que municípios com cooperativas têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) superior à média. “Os recursos circulam na própria região, aquecendo a economia local, atraindo investimentos e melhorando a qualidade de vida”, explica.

Impacto em múltiplos setores

Atuando em sete ramos — agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços —, as cooperativas têm um alcance amplo e oferecem soluções que impactam positivamente setores diversos da economia e a vida de milhares de brasileiros.

Além de gerar benefícios para os cooperados, o modelo é pensado para beneficiar toda a sociedade, reforçando o sétimo princípio do cooperativismo: “Interesse pela comunidade”. “Defendemos um modelo de negócio que não só transforma realidades individuais, mas também é vantajoso para toda a sociedade”, reforça Del Grande.

Os interessados em explorar mais sobre o tema podem acompanhar o podcast PodMais, no canal do YouTube da IstoÉ, apresentado por Mara Ferraz. O programa traz o “Minuto do Cooperativismo”, com informações sobre os diferentes ramos e curiosidades sobre o setor. Mais informações também estão disponíveis nos sites somos.coop.br e sistemaocesp.coop.br.