31/03/2025 - 21:05
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia nesta segunda-feira, 31, contra ex-executivos da Americanas acusados de envolvimento no escândalo de fraude bilionária que levou a rede de varejo a pedir recuperação judicial em 2023.
Os procuradores não divulgaram, em um primeiro momento, os nomes dos denunciados. No entanto, uma fonte com conhecimento direto da denúncia disse que 13 pessoas foram denunciadas, incluindo o ex-presidente da Americanas Miguel Gutierrez, apontado como líder do esquema.
A informação sobre a denúncia contra Gutierrez e demais ex-exrcutivos foi divulgada inicialmente pelo jornal O Globo e confirmada pela Reuters com a fonte com conhecimento da investigação.
Segundo o colunista Lauro Jardim, foram denunciados por associação criminosa: o ex-CEO da Americanas Miguel Gutierrez, a ex-CEO da B2W Anna Saicali, os vice-presidentes Thimoteo Barros e Marcio Cruz, além dos ex-diretores Carlos Padilha, João Guerra, Murilo Corrêa, Maria Cristina Nascimento, Fabien Picavet e Raoni Fabiano, além de Luiz Augusto Saraiva Henriques, Jean Pierre Lessa e Santos Ferreira, Anna Christina da Silva Sotero.
Procurada pela Reuters, a defesa de Gutierrez disse que não irá comentar.
Ele foi denunciado pelos crimes de organização criminosa, insider trading, manipulação e falsidade idoleológica em uma fraude de quase R$23 bilhões, de acordo com a fonte.
O advogado de Timotheo de Barros disse que demonstraria que a acusação foi precipitada e carece de imparcialidade. Um representante de Saicali se recusou a comentar, e um representante de Cruz não respondeu imediatamente a um pedido de comentário fora do horário comercial.
A Americanas iniciou uma arbitragem contra os quatro ex-executivos no início deste ano.
Em outubro passado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)acusou os quatro, juntamente com outros ex-gestores da empresa, de uso de informação privilegiada.
No início de 2023, a Americanas revelou inconsistências contábeis que levaram a empresa a pedir recuperação judicial e, posteriormente, disse que havia sido impactada por atividades fraudulentas de sua antiga gestão.