A empresa de calçados, bolsas e acessórios Mr. Cat protocolou um pedido de recuperação extrajudicial. A própria empresa confirmou nesta sexta-feira, 27, que a solicitação foi homologada em março. Informou também que o plano já tem aprovação da maioria dos credores envolvidos e encontra-se na etapa de homologação judicial.

+Conheça o brasileiro que transforma madeira em “Sapatos de Pau”

+Como os sapatos do papa Francisco o mantiveram perto de suas origens

Diferente da recuperação judicial, a extrajudicial ocorre através de negociação direta com os credores. Cabe à Justiça apenas homologar, ou seja, aprovar o acordo já firmado entre as partes. A Mr. Cat encontra-se, assim, na última etapa antes do início da execução do plano em si.

“A iniciativa é parte de um processo estruturado de readequação da Companhia, com o objetivo de manter a
continuidade operacional e assegurar uma gestão financeira sustentável”, diz a nota. “Trata-se de uma medida responsável e alinhada à visão de longo prazo da marca, reafirmando nosso compromisso com clientes, franqueados, fornecedores, colaboradores e parceiros”, conclui.

A empresa não informou o tamanho da dívida, porém de acordo com o Observatório Brasileiro de Recuperação Extrajudicial (Obre) o valor chega a R$ 93,27 milhões. Ainda segundo a organização, o plano tem aprovação de 58% dos 119 credores da empresa.

O caso da Mr. Cat representa o maior volume de dívidas renegociadas por meio de recuperação extrajudicial no estado do Rio de Janeiro em 2025 e o quarto maior do país no ano. Só este ano, a Obre contabiliza 18 pedidos de recuperação extrajudicial, que somam R$ 3,46 bilhões em dívidas.

Mr. Cat tem mais de 40 anos

A Mr. Cat informa contar hoje com mais de 180 unidades no país. A primeira inauguração no modelo de franquia ocorreu em 1987. Além das lojas, a empresa investe em fabricação própria.