O grupo MRV&Co anunciou que, no segmento de incorporação, teve no quarto trimestre a primeira geração de caixa em três anos de fluxo negativo. A geração de caixa nos três últimos meses de 2023 foi de 137,2 milhões de reais na incorporação. No ano, porém, a empresa apurou um consumo de caixa de quase 195 milhões de reais.

A última vez que o segmento registrou fluxo de caixa positivo foi no quarto trimestre de 2020, de 111,7 milhões de reais.

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A incorporadora divulgou ainda vendas de 2,3 bilhões de reais no trimestre, alta de 55,8% ano a ano, encerrando 2023 com vendas líquidas de 8,5 bilhões de reais, um avanço de 45%. Ambas as leituras marcam recordes históricos, segundo a empresa.

O segmento, que inclui as marcas MRV e Sensia, teve alta no volume de vendas no trimestre encerrado em dezembro (+31,4% na base anual), para 9,4 mil unidades, mas recuo em lançamentos(-46,9% ano a ano) no mesmo período, para 6,6 mil unidades. O valor médio de cada unidade vendida foi de 246 mil reais, crescimento de 18,6% sobre um ano antes.

O diretor financeiro da MRV&Co, Ricardo Paixão, atribuiu o desempenho ao cenário macroeconômico favorável, com desemprego e inflação mais baixos, inclusive de materiais e mão-de-obra, além das novas regras do programa do governo Minha Casa, Minha Vida.

“Isso, atrelado à qualidade operacional da companhia, tem feito com que a gente consiga apresentar resultados cada vez melhores no mercado”, afirmou o executivo à Reuters.

No acumulado de 2023, o segmento de incorporação do grupo lançou 19,9 mil unidades e teve vendas de 36 mil, queda de 40,3% e alta de 17,5%, respectivamente. O executivo disse que a empresa espera seguir uma faixa de vendas e lançamentos em torno de 40 mil unidades ao longo de todo 2024.

A MRV&CO contempla, além da incorporação, as marcas Urba, Luggo e Resia.