O foco, publicidade 100% voltada para o mercado imobiliário, despertou dúvida sobre a longevidade do empreendimento. Mas a Eugenio, agência de publicidade pioneira no atendimento a construtoras e incorporadoras, está completando 21 anos. O negócio não só chegou à maioridade como rendeu frutos e Mauricio Eugenio, fundador do grupo, está lançando a Elite Inteligência Imobiliária. Com o novo negócio, o rapaz que vendeu a câmera para iniciar o empreendimento espera encerrar 2011 com faturamento de R$ 1 bilhão. 

 

19.jpg

 

 

Expansão


Sotaque do Sul 

 

O grupo gaúcho Competence está fincando mais uma bandeira no Sul do País. A empresa de João Satt, um dos marketeiros do governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, acaba de abrir uma unidade operacional em Joinville, em Santa Catarina. O escritório será  responsável pelo lançamento do Blumenau Norte Shopping e do Continente Parque Shopping, considerado o maior shopping catarinense – com data de inauguração prevista para 2011 e 2012, respectivamente. “Somos os únicos com presença nos três Estados do Sul”, diz Satt, lembrando que a empresa também tem operações em Curitiba e Foz do Iguaçu. Satt adianta que a expansão não para por aí. Novas unidades virão em  2011.   

 

21.jpg

 

 

Marketing esportivo


Aqui não, Furacão!

 

O Atlético Paranaense e a Umbro renovaram contrato até 2014. Em 2010  as vendas de camisas do Furacão cresceram 47%. E, para aumentar a base de torcedores/consumidores, o time de Paulo Baier está fazendo campanhas de adesão pelo interior do Estado. Começaram em Ponta Grossa – cidade do brioso rival Operário. A direção do Operário está indignada com o que chama de aliciamento da torcida alheia… 

 

22.jpg

 

 

Jornais


Novo líder

 

O Instituto Verificador de Circulação (IVC) publica em breve o ranking dos jornais. Depois de 24 anos no topo, a Folha de S.Paulo perdeu a liderança no mercado nacional para o Super Notícia, jornal popular de Belo Horizonte. A Folha vendeu 294 mil exemplares, em 2010, e o Super Notícia vendeu 295 mil. O Globo continua em terceiro lugar entre os jornais mais lidos do País. 

 

24.jpg

 

 

Europa


Redações enxutas

 

É grave a crise. Na Europa. A estatal britânica BBC vai demitir 25% dos funcionários do serviço mundial de informações. São 2.400 profissionais  produzindo notícias em 32 idiomas, dos quais 650 devem ser desligados. Já o jornal espanhol El País anunciou que mandará embora 2,5 mil empregados, 18% de seu quadro de pessoal. 

 

 

Bate-papo

 

23.jpg

Washington Olivetto, sócio-diretor da W/McCann  

 

Às vésperas de completar um ano da fusão, em abril, entre as agências W/Brasil e McCann Erickson, Washington Olivetto, um dos mais importantes e premiados publicitários do País, fala sobre o casamento com a multinacional.  


Qual é o balanço desse primeiro ano de fusão? 

Diria que vivemos a solidez das bodas de ouro com o frescor de um início de namoro. Estar com a McCann e no grupo britânico Interpublic nos fortalece, e muito, em termos de recursos e de ferramentas. 


Na área de pesquisa?

Sobretudo na área de pesquisa. Eles têm ferramentas moderníssimas. Às vezes, a gente se pergunta como conseguia fazer determinados trabalhos sem os instrumentos modernos que eles nos disponibilizam. 

 

Mudou a forma de trabalhar da W/Brasil?

Diria que agregamos o charme da W, que sempre foi reconhecida pela criatividade, com a exuberância técnica da McCann. A McCann e o Interpublic também ganharam muito conosco. Por causa da performance criativa, a W/McCann virou uma referência e eu estou no conselho internacional de criatividade recém-criado pelo grupo.