20/07/2011 - 21:00
A K&S, joint venture entre Kraft Foods e Sadia, está investindo R$ 10 milhões para fazer os brasileiros deixarem de consumir o cream cheese Philadelphia apenas no café da manhã. Além de publicidade nas mídias tradicionais e nas redes sociais, o marketing da companhia aposta em aulas de culinária, com o cream cheese como a principal estrela na elaboração dos pratos. O local escolhido para as apresentações do chef Cláudio Mechetto, que acontece de julho a agosto sempre aos sábados, é o Mercado Municipal de São Paulo. Segundo Viviane Scatollini, gerente de marketing da K&S Alimentos, a produção anual de cream cheese no Brasil é de duas mil toneladas, com crescimento médio de 17%, nos últimos cinco anos. “Nosso grande desafio é mostrar que o produto combina tanto com doces quanto com salgados”, diz ela.
Marketing esportivo
A sacada do BB
Os investimentos do Banco do Brasil no voleibol brasileiro parecem ter feito bem à marca. Pesquisa realizada pela Sport Track, em parceria com a Team Spirit, com quatro mil pessoas, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mostra o BB como a marca ligada ao esporte mais lembrada no segmento bancário. A líder da pesquisa é a Nike, seguida por Adidas, Penalty, Ferrari e Olympikus. Depois do pelotão do esporte, surge a Petrobras. Não se sabe bem por que, mas a marca de cigarro Marlboro, cuja propaganda foi banida dos meios de comunicação há mais de duas décadas, é citada por 0,2% dos entrevistados.
Bancos
Santander: em campo e nas pistas
O Banco Santander investirá € 250 milhões em publicidade e marketing, em 2012. O Brasil deverá ficar com 28% desse bolo, algo como
€ 70 milhões, segundo Juan Manuel Cendoya, diretor de comunicação e marketing corporativo do banco. A aposta se manterá no futebol e na F-1.
Mídia eletrônica
Matando a sede no iPhone
Um aplicativo para iPhone da Coca-Cola, criado no Brasil, foi baixado por 1,4 milhão de usuários, na loja online da Apple. A ferramenta Coke Drink possibilita ao usuário abrir a tampinha com um toque na tela. Depois, inclinando o aparelho, pode-se simular o movimento de servir o refrigerante, com direito a borbulhas e ao barulhinho de uma Coca gelada sendo servida em um copo.
Promoção
Tudo azul na Azul
A Azul Linhas Aéreas e a Sony Pictures fecharam parceria para promover, simultaneamente, a marca da companhia aérea e o filme Os Smurfs, no Brasil. Este último será veiculado nos anúncios publicitários da companhia aérea, entre a última semana de julho e o final de agosto. Além disso, a Azul pode utilizar os personagens para ações em aeroportos, como ocorreu, na semana passada, em Viracopos, em Campinas, quando um simpático bonequinho azul dava as boas-vindas aos passageiros.
Bate-papo
O especialista fala sobre o projeto de lei que proíbe a veiculação de campanhas publicitárias com foco no público infantil.
Raul Orfão, sócio-diretor da agência Tribo Interactive e
professor de criação publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing
Quais serão as consequências de uma possível regulamentação dessa lei para as empresas e os consumidores?
Todo mundo tem a perder. A publicidade é um meio importante de comunicação e esclarecimento. A sociedade perde na educação de seus indivíduos e as empresas perdem a oportunidade de falar diretamente com seu público-alvo.
Como essa restrição afetará a produção publicitária?
Não seria uma mudança tão drástica. O que teríamos de fazer é buscar novos modos de atingir o público-alvo.
O sr. considera a medida uma forma de censura?
Sim. É uma atitude absolutamente autoritária. A fiscalização às propagandas apelativas já vem sendo feita com muita competência pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).