28/11/2024 - 18:32
Marketing digital, inteligência financeira e empreendedorismo foram alguns dos temas debatidos durante o encontro ‘Mulher + Comércio: conexões femininas nos negócios’, que aconteceu entre os dias 27 e 28 de novembro, em Salvador, Bahia.
A programação foi realizada pela Fecomércio BA em parceria com o Sebrae e correalização do Sesc e do Senac. O objetivo principal foi capacitar e incentivar as empreendedoras baianas. Sediado na Casa do Comércio, um dos lugares culturais da capital, o evento reuniu nomes do empreendedorismo feminino nacional, como Ana Tex, Nath Finanças e Martha Gabriel, em um circuito de palestras e workshops.
À frente da organização, a coordenadora da Câmara da Mulher da Fecomércio, Ana Carolina Afonso, destacou a relevância de iniciativas que apoiam a independência financeira das mulheres. “Esse é o nosso primeiro grande evento pensado para esse recorte de [público], e eu espero que os conteúdos abordados nesses dois dias de encontro possam engajar e impulsionar não só as mulheres da nossa cidade como também as do interior do Estado e de outras regiões do Brasil”, diz.
O superintendente do Sebrae BA, Jorge Khoury, usou seu espaço de fala para reforçar o impacto econômico gerado pelo trabalho exercido por mulheres que lideram as próprias empresas. “Cada vez que temos um parceiro que acredita e investe no empreendedorismo, conseguimos evoluir [como um todo], e isso reflete no crescimento do [número] de mulheres no setor de negócios. Hoje estamos vivendo essa realidade. Não estamos mais pensando no futuro, e sim projetando o agora.”
Em 2023, uma pesquisa divulgada pelo Sebrae mostrou que na Bahia 633,36 mil mulheres são empreendedoras, um aumento em comparação com 2022, que registrou 625 mil. “É um número interessante, mas eu acredito que existam mais, porque algumas mulheres ainda têm dificuldades para formalizar os seus negócios. E nós estamos aqui nos empenhando para fornecer o apoio e o incentivo que elas precisam com o Sebrae Delas e a Fecomércio”, afirmou o superintendente.
Opinião semelhante tem o presidente da Fecomércio, Kelsor Fernandes, que destacou a união das instituições para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino local. “Um percentual muito grande do nosso comércio de bens, serviços e de turismo está centrado nas mãos das empreendedoras, mais ou menos 32% da nossa economia. Então o nosso evento foi feito para aproximar e valorizar essa categoria.”
A Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Infância e Juventude da Prefeitura de Salvador, Fernanda Lordelo, abordou a importância de conexões femininas para a efetividade dos negócios. “Muitas empreendedoras que estiveram aqui estão começando os seus empreendimentos, então é importante que elas saibam que não estão sozinhas e que existem sistemas públicos e privados de fortalecimentos e uma rede de apoio exclusiva para elas”, diz.
Empreendedoras da Bahia
Edza Brasil é um dos exemplos de mulher empreendedora baiana que encontrou oportunidade de mercado e conseguiu transformar o seu negócio em um grande empreendimento. Fundadora da Singular Pharma, empresa farmacêutica localizada em Salvador, ela esteve no ‘Mulher + Comércio: conexões femininas nos negócios’ e foi homenageada durante o lançamento do livro ‘Mulheres Empreendedoras da Bahia’, de Patrícia Valim, que tem um capítulo dedicada Edza.
“Precisei enfrentar muitos desafios para ser uma empreendedora, primeiro por ser mulher e segundo por ser nordestina, mas também porque o setor farmacêutico de manipulação era concentrado [apenas] em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Bahia era pouco representada. No entanto, foi assim que eu comecei a minha história e cresci como empreendedora no Estado”, contou.
Planejamento financeiro
Seguindo a temática Mulheres + Comércio, Nathália Rodrigues subiu ao palco para falar sobre planejamento financeiro. A CEO e criadora da marca Nath Finanças e da Edtech Nath Play, abordou os desafios e as vantagens de empreender.
“Quando comecei ninguém sabia o meu nome, então eu usava as redes sociais para me apresentar para quem tivesse interesse sobre educação financeira, fiz isso durante um ano inteiro, todos os dias. Eu sou uma mulher empreendedora e sei como pode ser difícil lidar com o dinheiro e com uma empresa, mas o que traz faturamento para o seu negócio é a forma como você trata o seu cliente”, diz.
Inteligência artificial
A empreendedora, palestrante e consultora em marketing digital Ana Tex usou o microfone para compartilhar os detalhes da sua experiência profissional e explicar como a inteligência artificial pode auxiliar no crescimento dos negócios.
“Estamos vivendo a pré-história da inteligência artificial, onde tudo está começando, a cada dia surge algo novo. Então quem aprender a dominar esse mecanismo vai conseguir evoluir profissionalmente. Então o meu conselho para mulher que empreende hoje é comece agora a usar a AI”, finaliza.
Com entrada gratuita ao público, o evento contou com o apoio das empresas EntrePay e Fructus.