06/05/2022 - 2:19
Um busto de 2.000 anos de um general romano em breve voltará para casa na Alemanha depois que um negociante de antiguidades do Texas o descobriu debaixo de uma mesa em um brechó ao preço de US$ 34,99 (R$ 175 aproximadamente).
A negociante de antiguidades Laura Young disse ao The Art Newspaper que estava procurando por tesouros em potencial quando viu o busto em 2018 “no chão, debaixo de uma mesa” numa loja, no Texas, Estados Unidos. Um funcionário da loja até a ajudou a levar o busto para o carro, disse Young, onde foi preso no banco de trás com um cinto de segurança.
+ Espanha devolve antiguidades contrabandeadas ao Egito
O busto, que ela disse “parecia muito sujo”, tinha mais de 2.000 anos, no entanto, e acredita-se que tenha sido do general romano Drusus Germanicus – e saqueado por um soldado aliado na Segunda Guerra Mundial.
Essa percepção só veio depois que Young tentou vender o antigo busto na Sotheby’s, uma casa de leilões de Londres, que a avisou que não poderia ser vendido legalmente nos EUA quando o roubo está envolvido, disse ela ao jornal.
Um especialista da Sotheby’s disse que o busto de Germânico – filho adotivo do imperador romano Tibério e pai do imperador romano Calígula – foi datado do século I d.C. e já estava exposto em um museu em Aschaffenburg, na Alemanha.
O museu, que era conhecido como Pompejanum, foi construído pelo rei bávaro Ludwig na década de 1840 para abrigar artefatos e outros objetos, mas foi seriamente danificado quando Aschaffenburg foi fortemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial.
“Infelizmente, neste caso, pode ter sido um soldado dos EUA que o saqueou ou comprou de alguém que saqueou o objeto”, disse Stephennie Mulder, professora de história da arte da UT Austin, no Texas.
Young disse à estação de rádio local que sabia que não poderia manter um artefato saqueado e então contatou uma advogada de Nova York, Leila Amineddoleh, para organizar a transferência do busto de volta para a Alemanha, onde foi considerado perdido ou danificado até o redescoberta.
“Aconselhei Laura a não vendê-lo, nem pública nem privadamente, ou seja, no mercado negro”, disse Amineddoleh. “Ela arriscou batalhas legais caras ou penalidades criminais se tentasse.”
O busto de Germanicus será exibido no Museu de Arte Moderna de San Antonio por um ano antes de retornar à Alemanha em 2023, onde será recebido pela Administração de Palácios, Jardins e Lagos Estatais da Baviera.
É provável que seja exibido no Pompejanum com uma placa mencionando o nome de Young, disse o museu do Texas em um comunicado à imprensa lido pelo The Independent.
Um curador de arte do Museu de Arte de San Antonio acrescentou em uma entrevista que não era certo de quem era o busto romano, apesar de especialistas acreditarem que é de Germânico. Outra pessoa possível é um filho de Pompeu, o Grande (106-48 aC), que foi derrotado em uma guerra civil por Júlio César, de acordo com um comunicado de imprensa.
“Estamos muito satisfeitos que um pedaço da história da Baviera que pensávamos estar perdido reapareceu e em breve poderá retornar ao seu devido local”, disse Bernd Schreiber, presidente da Administração de Palácios, Jardins e Lagos Estatais da Baviera, em um comunicado.
Young disse que a pandemia de Covid-19 atrasou a transferência do antigo busto de volta para a Alemanha, período durante o qual ela manteve a peça em sua casa junto com sua coleção de outros bustos. Ela também criou uma réplica 3D para guardar para si mesma quando Dennis voltar para casa.