Neste sábado (24), a ONG WoMakersCode promove o “Encontro de Mulheres e Carreira em Tecnologia”, para incentivar a participação feminina no mercado de tecnologia. Na ocasião, mulheres referências na área de tecnologia irão abordar temas como inteligência artificial, programação, segurança cibernética e carreira. As inscrições podem ser feitas aqui.

Entre as palestrantes, estão Danielle Monteiro, mestra em Engenharia da Computação e MongoDB Female Innovator; Raquel Belém, diretora de Sucesso do Cliente no LinkedIn; Luciana Vaz, head de Produtos do iFood; Stephanie Cardoso, desenvolvedora da Globo; e Suellen Ferreira, especialista técnica da Microsoft.

+ Mulheres sentem maior dificuldade em construir carreira na Tecnologia, indica pesquisa

“Queremos destacar referências femininas na tecnologia, oferecendo um espaço de aprendizado e inspiração, para que mais mulheres possam conquistar espaço e avançar no mercado de trabalho”, afirma Cynthia Zanoni, fundadora da ONG WoMakersCode.

Ibmec e WoMakersCode

No ano passado, o Ibmec e a organização WoMakersCode firmaram uma parceria. Para Talita Ribeiro, professora de Desenvolvimento Full Stack no Ibmec RJ, essa cooperação é fundamental para chamar a atenção do público feminino para os cursos de tecnologia.

“A área de tecnologia está cada vez mais carente de profissionais e vemos que precisamos ganhar espaço junto às mulheres, que ainda é um público minoritário nos cursos de computação ao redor do mundo”, explica Talita.

A especialista destaca que o meio da computação ainda é muito masculino, embora existam vários exemplos de personagens femininas que foram protagonistas na área, como Ada Lovelace, primeira programadora da história, e Margaret Hamilton, que cunhou o termo Engenharia de Software, além de ter papel fundamental para o sucesso do programa de voo usado no projeto Apollo 11.

“Queremos que as mulheres consigam se ver nos grandes exemplos da área e se interessem por trabalhar com computação”, completa.

Serviço