12/12/2024 - 13:31
A Forbes publicou nesta quarta-feira, 12, a 21ª edição de sua lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo. O ranking produzido pelo corpo editorial da revista utiliza critérios como visibilidade e impacto econômico.
+Mulheres invertem papeis para denunciar machismo
+Filme ‘As Polacas’ retrata a prostituição de mulheres judias no Brasil
As duas primeiras posições no topo do ranking permaneceram iguais pelo segundo ano consecutivo. Em primeiro, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, seguida por Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu.
Terceira colocada em 2023, a então vice-presidente Kamala Harris desapareceu do ranking após perder as eleições dos Estados Unidos.
A única brasileira
Também pelo segundo ano seguido, houve apenas uma brasileira listada: a CEO do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. No ranking, a executiva avançou da 24ª posição em 2023 para a 18ª este ano.
A publicação destacou o discurso de Medeiros na ONU sobre a importância de obter recursos para negócios sustentáveis e a parceria forjada por ela entre Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para destinar 250 milhões de dólares a recursos de energia renovável e infraestrutura sustentável.
País onde a revista é originalmente publicada, os Estados Unidos possuem a maior representação no ranking, com 36 mulheres listadas.
Destaques da mídia
A Forbes inclui também mulheres do ramo da mídia e do entretenimento. Em 2024, a cantora Taylor Swift assumiu a frente do segmento, com menções da revista a sua fortuna e à grande demanda pelos shows de sua turnê.
Outras artistas e comunicadoras a aparecem no ranking são as cantoras Beyoncé (35º) e Rihanna (76º) e a apresentadora de televisão Oprah Whinfrey (33º).
Confira as 10 mulheres mais poderosas em 2024:
#1 Ursula von der Leyen – Alemanha
Presidente da Comissão Europeia desde 2019. Anteriormente, foi ministra de Angela Merkel
#2 Christine Lagarde – França
Presidente do Banco Central Europeu desde 2019. Já foi diretora executiva do FMI e ocupou ministérios no governo de seu país.
#3 Giorgia Meloni – Itália
Primeira-ministra da Itália desde 2022, eleita pelo partido conservador Fratelli d’Italia (Irmãos da Itália)
#4 Claudia Sheinbaum – México
Presidente do México 1º de outubro de 2024, eleita pela coalização de esquerda Juntos Faremos História.
#5 Mary Barra – Estados Unidos
CEO da General Motors, conduz a empresa no plano de produzir 1 milhão de veículos elétricos até o final de 2025.
#6 Abigail Johnson – Estados Unidos
CEO de Fidelity Investments, dotou as criptomoedas e, em 2018, lançou uma plataforma para que investidores institucionais custodiem e negociem bitcoin, ether e litecoin.
#7 Julie Sweet – Estados Unidos
CEO da Accenture, também faz parte do Conselho Empresarial Internacional do Fórum Econômico Mundial.
#8 Melinda French Gates – Estados Unidos
Filantropa e co-fundadora da Fundação Bill e Melinda Gates, a ex-Esposa de Bill Gates anunciou em 2024 uma doação de 1 bilhão de dólares ao longo de 3 anos para apoiar os direitos das mulheres e meninas.
#9 MacKenzie Scott – Estados Unidos
Ex-esposa de Jeff Bezos, já doou US$ 17,3 bilhões (53% de suas ações na Amazon) para mais de 2.300 organizações sem fins lucrativos.
#10 Jane Fraser – Estados Unidos
CEO do Citigroup, é a primeira mulher a comandar um grande banco de Wall Street. Está no cargo desde 2021.