12/02/2013 - 21:00
O ano dos tablets
As vendas de tablets devem bombar no Brasil em 2013. Segundo a consultoria paulista IT Data, 5,1 milhões de unidades devem ser comercializadas neste ano, uma expansão de 67% sobre 2012. De acordo com a consultoria, os donos de tablets costumam possuir também um PC, o que indica que a tendência no mercado não é a substituição de um equipamento pelo outro. A adoção do aparelho é maior entre as pessoas físicas, mas a IT Data acredita que a demanda por soluções e serviços corporativos em tablets, como softwares para empresas, estará aquecida em 2013.
Investimento delivery
A Movile, empresa de conteúdo e serviços para celular com atuação na América Latina, anunciou um investimento de R$ 5,5 milhões no iFood, site brasileiro de entrega de pedidos de mais de mil restaurantes cadastrados. O investimento será usado para melhorias no serviço, expansão da área de atuação e marketing. Para a Movile, que tem como um de seus sócios o grupo sul-africano Naspers, o aporte significa reforçar sua presença no mercado de transações comerciais móveis, que, segundo a companhia, deve movimentar R$ 1 bilhão no Brasil nos próximos dois anos.
Efeito Marissa Mayer
O Yahoo firmou uma parceria com o Google para exibição de publicidade em seus sites. A companhia diz que o acordo não mudará a forma como os anúncios aparecem atualmente. O objetivo é apenas reforçar as opções de propaganda. O acordo pode ter sido facilitado pelo fato de a CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, ter trabalhado no Google por 13 anos.
Nerd sortudo
Um dos comerciais mais comentados durante o intervalo do famoso evento de futebol americano Super Bowl foi produzido pela empresa de hospedagem e domínios Go Daddy. No filme, a modelo israelense Bar Rafaeli dá um caloroso beijo em um nerd. A peça rendeu frutos para a anunciante. No dia seguinte à exibição, a Go Daddy teve seu pico histórico de vendas, com crescimento de dois dígitos em comercialização de hospedagens, domínios e produtos móveis. Foram dez mil novos clientes, segundo a companhia.
Instagram no PC
O Instagram deixará de ser uma plataforma exclusiva para equipamentos móveis. O site agora permite que o usuário veja sua timeline – com as fotos postadas por seus contatos – também na tela do computador. Para entrar no novo ambiente do Instagram, o internauta precisa ser cadastrado no serviço. Com a mudança, a empresa pode faturar com publicidade e engordar a renda do Facebook, que a adquiriu em 2012.
Resposta instantânea
Fábio Gandour, cientista-chefe da IBM, analisa o problema da falta de mão de obra no mercado de TI
O setor de TI no Brasil vive um apagão de mão de obra e de cérebros?
O sistema educacional brasileiro forma anualmente dez mil doutores. É um número impressionante. Mas esse dado precisa ser analisado por outro ângulo: doutores em quê? Na mesma linha, é o que acontece com a formação de mão de obra para serviços primários. O Brasil forma uma quantidade enorme de graduandos, mas em que áreas? A maioria deles vai para setores que não correspondem às chamadas “ciências duras”, como engenharia, física e matemática, que são requisitadas em métodos de produção da indústria.
Os universitários preferem as áreas de humanas?
Sim. Eles partem para profissões como direito, economia, publicidade. São campos importantes, mas que não criam um profissional para atender à demanda do mercado local, que está buscando graduados em áreas das ciências duras.
Como resolver esse paradoxo?
Uma das maneiras seria o Ministério da Educação incluir no currículo escolar, a partir do ensino médio, uma disciplina – já adotada nos EUA – chamada technical writing, que pode ser traduzida como expressão técnica oral e escrita. O objetivo dela é capacitar uma pessoa para se expressar tecnicamente de forma falada e escrita.
Colaboraram: João Varella e Diego Marcel