Com a pandemia da Covid-19 ainda deixando vítimas pelo mundo, o surgimento de dois surtos preocupa as autoridades de saúde: uma hepatite de origem misteriosa e os casos de varíola dos macacos. Nos últimos anos, o Brasil já tinha vivido graves problemas com zika, dengue, chikungunya, febre amarela e sarampo.

De acordo com uma matéria da BBC, os especialistas ainda tentam desvendar as origens e as causas destes quadros. No entanto, eles acreditam que, atualmente, o mundo reúne uma série de características que facilitam o aparecimento de doenças infecciosas.

+ Varíola de macaco: Brasil investiga seis casos suspeitos

Entre essas características, sete fatores são destaque: trânsito de pessoas entre os países; urbanização desenfreada; mudanças climáticas; demanda por proteína animal; maior contato com zonas silvestres; recusa às vacinas; e falta de profissionais de saúde e vigilância.

O último tópico, segundo os especialistas, é agravado pela falta de estrutura nos serviços de saúde em diversos locais do mundo. Para eles, a vigilância moderna de doenças não envolve apenas observar o aumento de casos, mas toda uma estrutura tecnológica que consiga sequenciar geneticamente as amostras e identificar o agente causador daquele quadro.