Uma música gerada por IA com os vocais simulados de Drake e The Weeknd que se tornou viral no fim de semana foi retirada dos serviços de streaming depois que o Universal Music Group rotulou a música de “conteúdo infrator criado com IA generativa”.

A música, “Heart on My Sleeve”, acumulou 15 milhões de visualizações no TikTok, 275.000 visualizações no YouTube e mais de 600.000 streams no Spotify depois de ser postada na sexta-feira.

+ Mulher tem voz ‘clonada’ por Inteligência Artificial e mãe quase cai em golpe

No entanto, a Universal exigiu na segunda-feira que os sites retirassem a música porque sua criação “representa uma violação de nossos acordos e uma violação da lei de direitos autorais”, de acordo com a BBC .

Um link para a música no YouTube agora diz: “Este vídeo não está mais disponível devido a uma reivindicação de direitos autorais do Universal Music Group”.

“Esses casos demonstram por que as plataformas têm uma responsabilidade legal e ética fundamental de impedir o uso de seus serviços de maneira que prejudique os artistas”, disse um porta-voz da UMG ao The Post na terça-feira.

A música foi supostamente criada como um golpe publicitário por uma empresa de tecnologia iniciante e postada no TikTok por um usuário com o identificador @ghostwriter antes de ser escolhida por outros streamers.

O criador afirmou que a faixa – que simula Drake e The Weeknd trocando versos sobre a estrela pop e atriz Selena Gomez – foi feita com um software de IA que amostra as vozes dos músicos.

The Weeknd e Gomez se separaram no ano passado depois de namorar por cerca de 10 meses.

Com a menor taxa de royalties do Spotify de US$ 0,003 por transmissão, as 629.439 vezes que “Heart on My Sleeve” foi transmitida geraram quase US$ 1.900, informou a BBC.