A chamada “gigafábrica” da Tesla em Austin (EUA), recebeu na quarta-feira (1) o Dia do Investidor (Tesla Investor Day, em inglês), onde Elon Musk apresentou os rumos que sua fábrica de carros elétricos deverá seguir nos próximos anos.

O evento foi marcado para o dia em que a Tesla chegou ao número de 4 milhões de veículos produzidos, e apesar de grande expectativa nenhum detalhe de um novo lançamento da marca foi anunciado.

+ Missão da SpaceX decola para a Estação Espacial Internacional

Chamado pelo próprio Musk como “Plano Mestre – Parte 3”, o evento se resumiu a uma análise de como o planeta Terra pode se tornar um ambiente sustentável e como a Tesla pode colaborar para que isso aconteça.

O empresário disse que “existe um caminho claro para uma terra de energia sustentável em abundância”, e que o mundo pode ser abastecido com energia limpa até 2050 com um investimento em US$ 10 trilhões em investimentos para a fabricação e armazenamento de energia em baterias.

O próximo grande investimento da Tesla deve ser a nova fábrica no México, a primeira fora do eixo Estados Unidos, China, Alemanha.

Sem novos carros

Fãs da Tesla esperavam que a marca anunciasse um novo modelo de entrada, mas tiveram de se contentar com o anúncio feito por executivos da empresa de que uma nova plataforma está sendo desenvolvida para servir de base para novos lançamentos, mas Musk não quis comentar quais seriam esses modelos.

Já o Cybertruck, modelo apresentado em 2019 e que já encara uma série de atrasos em seu lançamento, deve entrar em produção ainda em 2023 conforme disseram Lars Moravy, responsável pelo departamento de engenharia da Tesla, e Franz von Holzhausen, diretor de Design.

A apresentação parece não ter sido muito bem recebida pelos investidores, já que as ações da Tesla começaram a cair durante o evento e permaneceram assim na manha desta quinta-feira nos Estados Unidos.

Confira o vídeo com o Tesla Investor Day;