Elon Musk, CEO da Tesla e proprietário do X, retomou o processo contra a OpenAI em um tribunal federal dos EUA, alegando que foi manipulado para acreditar que a empresa que ele estava ajudando a lançar era uma organização sem fins lucrativos. De acordo com o processo, o bilionário investiu milhões de dólares e foi responsável por recrutar especialistas em inteligência artificial para o projeto.

Na queixa ao Tribunal Distrital dos Estados Unidos no Norte da Califórnia consta que Musk foi persuadido por Sam Altman, diretor executivo da OpenAI.

“Altman garantiu a Musk que a estrutura sem fins lucrativos garantia neutralidade e um foco na segurança e abertura pelo benefício da humanidade, não no valor para os acionistas. Mas, como se vê, essa foi toda uma filantropia vazia – o gancho para o longo golpe de Altman”, mostra o documento.

A OpenAI, que não comentou as alegações, é governada por um conselho sem fins lucrativos que controla também a empresa com fins lucrativos.

Em março, Musk entrou com um processo semelhante contra a OpenAI, alegando que a empresa quebrou o acordo fundador. No entanto, a queixa foi retirada em junho. Fonte: Dow Jones Newswires