Os empresários Marcelo di Giorgio, 42 anos, e Marcelo Amado, 37, se conheceram em 1994 durante um intercâmbio em Palma de Maiorca, na Espanha. Lá, em parceria com um amigo da Suíça,  chegaram a abrir uma distribuidora de relógios de baixo custo fornecidos pela família do suíço, que tinha tradição no ramo. Ao voltar ao Brasil, em meados de 1998, a dupla fechou a empresa. Nove anos depois, no entanto, o gaúcho Di Giorgio e o carioca Amado resolveram retomar a parceria para criar a Touch Watches, fabricante de relógios descolados do Rio de Janeiro. Para ter uma oferta barata, a companhia montou uma logística de produção intricada: compra peças no Japão, faz o design em Barcelona, na Espanha, e monta os produtos na China. Essa logística, no entanto, não deixou a empresa engessada. Tanto que são lançados, em média, dois relógios por dia. “Pensamos no relógio como um acessório de moda que marca hora”, diz Di Giorgio. 

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Hora da virada: os sócios Marcelo Di Giorgio (à esq.) e Marcelo Amado apostam na diversificação do portfólio da Touch

Apesar do pouco tempo de operação – a primeira loja da marca foi aberta em 2009 –, a Touch já conta com 79 pontos de venda, apenas de franquias, e um faturamento de R$ 42 milhões em 2010. O modelo de negócio é parecido com o da brasileira Chilli Beans, famosa por oferecer óculos escuros descolados a preços acessíveis. Ambas vendem seus produtos em lojas e quiosques em shopping centers e atendem um público com perfil similar. A única diferença é a origem dos negócios. A Touch começou com relógios e agora vai entrar no segmento de óculos, o inverso da trajetória da Chilli Beans. A meta dos sócios da Touch é encerrar  2011 com 105 pontos de venda e um faturamento de R$ 56 milhões. Para 2012, a previsão é ter 200 franqueados e faturar R$ 90 milhões.  

Para isso, a dupla adotou a estratégia de associar seus produtos a personalidades famosas. A primeira ação foi no começo deste ano, quando criaram um relógio inspirado na banda adolescente Restart. Os próximos licenciamentos serão um relógio com a marca Hello Kitty e outro com a chancela do técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho. Para o Carnaval de 2012, haverá uma linha assinada pela cantora Claudia Leitte. Além disso, a Touch diversificou seu portfólio. Em 2010, lançou relógios Premium de R$ 390 e R$ 1.200. A próxima aposta será uma linha de óculos escuros, em novembro. A produção será feita em uma nova fábrica em Manaus, a partir deste mês. 

 

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