Depois de perder quase R$ 100 bilhões em dois anos de pandemia, o setor de viagens corporativas tem se recuperado e registrado resultados acima dos obtidos antes do período pandêmico. Em julho, o segmento movimentou R$ 5,7 bilhões, 38,7% superior ao mesmo mês de 2021 e no mesmo patamar de 2019. No primeiro semestre, os números são superiores em relação aos de dois anos atrás. O dados são do Levantamento das Viagens Corporativas (LVC), realizado mensalmente pela FecomercioSP em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Alagev).

Dois fatores explicam esse momento positivo do setor, de acordo com o LVC: a recuperação da demanda, principalmente com a volta de feiras e eventos, e o aumento de preços das passagens aéreas, estadias, alimentação em restaurantes e de serviços traslados.

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Quem tem se aproveitado da esteira dessa retomada é a Onfly, startup de viagens corporativas que cresceu cerca de 500% em apenas nove meses, alcançou a marca de 100 colaboradores e 500 clientes recorrentes. “Nosso objetivo era trazer simplicidade, agilidade e eficiência para as empresas na hora de acertar a viagem de um colaborador, com um aumento de produtividade bastante interessante. Também tivemos a boa surpresa da retomada forte das viagens corporativas, que não esperávamos”, disse Marcelo Linhares, CEO da Onfly

Empresa é especializada em gestão de viagens e despesas corporativas, a partir de uma plataforma integrada que gerencia a solicitação e compra de passagens aéreas, reservas de hotel, locação de carros, reembolsos de funcionários em trânsito. De acordo com a companhia, a economia aos clientes chega a 30%.

Segundo a startup, há normalização das viagens após dois anos complicados por conta da pandemia e agora o forte aumento nos preços do setor fazem as empresas investirem em eficiência na gestão de viagens.

De janeiro a setembro, a Onfly apresentou um crescimento de 460% em volume transacionado de reservas (R$ 140 milhões, ante R$ 25 milhões em igual período do ano passado), e 550% em receita, pulando, em um ano, em relação ao mesmo período, de 135 clientes para 600. O objetivo até o fim do ano é fechar a carteira da empresa com 800 clientes. Além disso, a empresa acabou de lançar um cartão corporativo, que, integrado ao software all-in-one de gestão de viagens e despesas, será a próxima grande avenida de crescimento da empresa. “Continuamos investindo forte em tecnologia e inovação”, afirmou Linhares.