25/01/2002 - 8:00
Quem disse que o aspecto emocional atrapalha os negócios? Há 60 anos o italiano Fernando Chinaglia resolveu agradar sua mulher América, nascida na Argentina, e passou a importar para o Brasil publicações de Buenos Aires. Tomou gosto pela atividade e mergulhou de cabeça no ramo de distribuição de revistas. Assim nasceu a Fernando Chinaglia Distribuidora, hoje a maior do País com faturamento de R$ 350 milhões e 45% do mercado. A máquina de operação da distribuidora impressiona. São 250 caminhões que percorrem todos os dias 30 mil quilômetros com carga total de mil toneladas. A frota, também uma das maiores do Brasil, alcança 25 mil bancas em 2,6 mil municípios. O trabalho de retaguarda é feito por 24 filiais espalhadas por 20 estados, isso sem falar na contribuição de 320 revendedores nacionais. Não é à toa que a única distribuidora independente do País exibe em seu cadastro de clientes 150 editoras, entre elas a Três, Globo e Camelot.. ?O nosso sucesso se dá por uma colméia.
As editoras nos trazem as flores e nós damos o mel?, filosofa Carlos Henrique, diretor da empresa.
No início, a Chinaglia tinha apenas um depósito no Rio de Janeiro. O crescimento dos contratos fez com que a empresa criasse cinco centros de expedição: Rio, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. Em junho de 2000, empresa decidiu apostar em outra grande idéia e montou a FC Logística, uma ofensiva no B2B. Foram investidos R$ 4 milhões na construção, em Jundiaí (SP), do primeiro centro de distribuição especializado no comércio on line. ?Chegamos a um ponto de velocidade de informação que não há mais o que fazer a não ser alavancar novos negócios em função dessa agilidade?, diz Rogério Ventura, diretor de Planejamento e Controle da empresa. Por causa do gigantismo da estrutura, a companhia investiu US$ 12 milhões nos últimos quatro anos, num novo sistema de gerenciamento, Nele, cada parceiro, seja editor, revendedor ou jornaleiro, pode acessar com senhas próprias o banco de dados da distribuidora. Com isso, os parceiros conseguem, por exemplo, monitar toda a operação de suas publicações, sabendo até o horário exato da entrega das publicações. Isso facilita o planejamento dos negócios.