O Twitter anunciou nesta segunda-feira Jack Dorsey como o novo presidente-executivo da empresa, que estava como CEO interino desde junho, com o intuito de expandir a audiência no serviço de mensagens e terminar com quase uma década de perdas financeiras. A contratação de Dorsey coloca um fim em uma busca de três meses por um novo líder.

Dorsey, de 38 anos, assumiu interinamente o cargo após o ex-comediante de stand-up e empresário veterano, Dick Costolo, deixar o cargo em meio a descontentamento dos acionistas.

Esta é a segunda vez que Dorsey assume como CEO da empresa. Ele é um dos sócios-fundadores da empresa de São Francisco há cerca de nove anos, juntamente com Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass.

Em sua primeira passagem pela empresa, Dorsey foi demitido. No entanto, agora, o conselho de administração parece estar convencido que ele tem a bagagem suficiente para corrigir os problemas que tem levado as ações da empresa a perderem quase metade do seu valor nos últimos cinco meses.

Dorseu continuará como executivo-chefe da startup Square Inc., uma empresa de pagamentos que ele fundou em 2009 e está definida para abrir capital neste ano.

A empresa disse também nesta segunda-feira que nomeou Adam Bain, de 42 anos, como diretor de operações. Bain tinha servido como chefe do Twitter de receitas e de parcerias desde setembro de 2010. Antes disso, ele assumiu o cargo em vários papéis na News Corp, a proprietária do Wall Street Journal.

Os investidores parecem ter gostado da notícia. Às 15h30 (de Brasília), as ações da empresa subiam 6,10%. Nos 12 meses até a última sexta-feira, o papel do Twitter caiu 49%. Fonte: Dow Jones Newswires.