07/03/2025 - 15:27
O segundo dia de Natural Products Expo West 2025, a maior feira de produtos naturais, orgânicos e saudáveis do mundo, realizada anualmente em Anaheim, Califórnia (EUA), foi recheado de produtos disruptivos e ideias que vão, sem dúvida, ditar tendências nos próximos meses. Entre os destaques, estão os drinks não-alcoólicos. A categoria foi criada a partir da expressão “mocktails”, com a ideia de emular coqueteis tradicionais, mas sem álcool – daí o nome, resultado da combinação de “mock”, que significa imitar, em inglês, e “cocktail”.
Mas é uma tendência que aponta mudanças culturais mais profundas, tanto que o termo “mock” está dando lugar somente a não-alcoólico. Reflexo de uma geração que se identifica cada vez menos com o consumo de álcool. De acordo com pesquisa realizada em 2024 pela Mind & Hearts, do grupo HSR Specialists Researchs, 36% da geração Z consomem álcool uma vez por mês ou menos, enquanto 88% afirmam considerar diminuir ou abandonar o consumo. Ou seja, existe um mercado de jovens ansiosos pelo o que a indústria de bebidas tem a oferecer quando se tira o álcool.
Nesta linha, vi diversas marcas de bebidas que passariam como um drink com facilidade. Para ter certeza, só lendo o rótulo mesmo. A Naked Life levou para a Expo West cinco coquetéis não-alcoólicos servidos em latas com um branding espetacular. Negroni Spritz, Cosmo, Classic G&T, Mojito e Margarita compõem o bar saudável da marca.
Ainda no mercado de bebidas, a Coaqua chama atenção com um branding colorido e chamativo para as águas de coco em lata. A marca oferece opções com gás, saborizadas e natural, com sabor muito próximo ao da água de coco retirada direto da fruta. O modelo de negócio é escalável, com presença em varejistas estratégicos no mercado estadunidense.
Outra tendência que chamou a atenção foram os produtos de limpeza com apelos de clean label, hipoalergênicos e com formulações orgânicas, tirando o estigma de que sempre existe algo escondido na fórmula. A Orange House, que é uma marca natural e plant-based de limpeza, entrega ao mercado fórmulas baseadas no óleo de laranja e que tem todos esses propósitos.
Ainda nessa linha, a Tru Earth tem a missão de diminuir o impacto dos plásticos no planeta terra e, com isso, criou produtos que antes precisavam ser vendidos em grande garrafas ou displays, e agora chegam ao consumidor como tabletes.
São todas novidades que os consumidores brasileiros devem encontrar em um futuro próximo em pontos de venda no Brasil. Se não das marcas vistas na feira, de suas concorrentes.