11/08/2024 - 6:00
A figura do influenciador digital já faz parte da vida do Brasileiro. Desde o jovem até o mais velho, todo mundo já foi atingido por algum criador de conteúdo mostrando a sua vida ou vendendo algum produto nas redes.
Em um evento global como a Olimpíada, dezenas de marcas que querem anunciar encontram-se com centenas de criadores que querem ser vistos. O resultado são as redes sociais promovendo publicidade desde artigos esportivos até remédio para gripe.
Para isso, um batalhão de influencers brasileiros estão criando conteúdo e associando marcas aos jogos. Somente a Mynd8, maior agência especializada em influenciadores do Brasil, reuniu mais de 50 criadores disponíveis para publicidades no período. Desde atletas como as jogadoras de vôlei Jaqueline e Rosamaria e o surfista Pedro Scooby, até ex-BBBs como Gil do Vigor e humoristas como a Pequena Lô,
A avalanche de influencers em Paris vem sendo alvo de críticas por parte das redes sociais, que acusam as marcas de não valorizarem mais o entretenimento e o número de seguidores do que influenciadores com mais relação com o esporte.
A diretora comercial da Mynd8, Stefânia Brito, se defende dizendo que seria limitado olhar para um evento como as Olimpíadas só com a visão do esporte.
“Se formos olhar para as Olimpíadas só com olhar do esporte, a gente não tá incluindo outras pessoas. Tem gente que é muito fã de esporte, mas tem gente que só quer torcer para o Brasil. As Olimpíadas abrem oportunidades para todo mundo participar e acho importante trazer os olhares de todo mundo”, explicou.
De acordo com a agência, somente no primeiro fim de semana de Olimpíada, as campanhas da agência impactaram 13,7 milhões de usuários únicos em todas as redes.
Campanhas em tempo real
A agência conta com um sistema de monitoramento dos assuntos que estão sendo falados nas redes sociais e, com isso, consegue criar campanhas publicitárias em tempo real e aciona os influenciadores. Stefânia dá um exemplo de uma publicidade feita para a marca Benegipe, quando o sistema identificou que as chuvas na cerimônia de abertura eram um dos assuntos mais falados nas redes.
“Quando a gente percebe que todos estão falando da chuva, a gente aciona a marca e reforça que aquela oportunidade vai ser interessante para amplificar a presença dela nas Olimpíadas e aí ela autoriza a campanha ou não”, explicou.
O perfil das irmãs Bia e Branca Ferez, ex-atletas do nado sincronizado com mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram, realizou duas publicidades para a marca enquanto estavam em Paris. Veja aqui o publi.
Quem paga a viagem?
Uma outra dúvida que fica é: quem paga a conta dos influenciadores que foram a Paris? A diretora explica que depende do caso. Alguns influenciadores já saem do Brasil com a logística alinhada com uma marca que já contratou essa personalidade antes dos jogos. Já em outros casos, o influenciador que já está em Paris é acionado pela agência para campanhas pontuais.