03/11/2000 - 8:00
A Nabisco levou um susto. Sabia do potencial de seu biscoito salgado Club Social, mas não imaginava que o produto, lançado em fevereiro, virasse uma verdadeira febre de consumo. Depois de colocá-lo nos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo, a empresa viu as prateleiras se esvaziarem e o comprador ficar na mão. Em maio o biscoito se esgotou e um mês depois a Nabisco só conseguiu atender a 60% da demanda. Teve de fazer às pressas um comercial na tevê desculpando-se pela falha. Mas foi uma doce falha. A partir daí, o biscoitinho quebrou padrões dentro da empresa. A Nabisco antecipou em um mês a nacionalização do Club Social, que vinha da Venezuela, onde a receita nasceu. Também ampliou a fábrica de Piracicaba (SP), remanejando a produção de cream cracker e deixando uma linha exclusiva para o Club. Hoje, a unidade é responsável pela fabricação de 80% do volume de biscoitos fornecidos ao mercado.
Agora que o susto passou, o diretor da Nabisco, David Adam, respira aliviado e comemora as vendas de biscoito, que superaram em 30% as previsões iniciais. Hoje, é possível ver o Club Social tanto em lancheiras quanto nas pastas dos executivos. O sucesso confirmou o acerto da empresa ao investir R$ 35 milhões neste ano na linha de biscoitos, o maior volume de recursos destinado, até hoje, a essa divisão. Só o Club Social recebeu R$ 11 milhões e em poucos meses na praça conseguiu ser o número dois no portfólio da companhia, atrás apenas da linha Trakinas, de bolachas doces recheadas. ?O Club Social será o primeiro entre todos os biscoitos salgados?, avisa Patrícia Kastrup, gerente encarregada do produto. Na cidade do Rio, segundo dados da ACNielsen, o biscoito já é o segundo mais vendido, com 29,1% de participação. Em São Paulo, uma cidade onde a concorrência é maior, ele já é líder, com 15,3%. ?Os investimentos para o ano que vem serão pesados. Estamos felizes, mas ainda não satisfeitos com o que podemos fazer?, diz Adam, convencido que a Nabisco, agora sob a direção da Philip Morris, pode melhorar ainda mais o desempenho do Club Social.