Por Marie-Louise Gumuchian

LONDRES (Reuters) – O remake alemão do clássico antiguerra “Nada de Novo no Front” foi o grande vencedor do British Academy Film Awards neste domingo, triunfando nas principais categorias da cerimônia vista como um indicador de Oscar no próximo mês.

Baseado no romance de 1928 do autor alemão Erich Maria Remarque sobre os horrores da Primeira Guerra Mundial na perspectiva de um jovem soldado alemão, o drama da Netflix liderou as indicações, concorrendo em 14 categorias, tornando-se um dos filmes mais reconhecidos sem ser da língua inglesa da história do BAFTA.

“Nada de Novo no Front” ganhou sete prêmios no total: melhor filme, roteiro adaptado, filme não em língua inglesa, direção de Edward Berger, fotografia, som e trilha sonora original.

“Nada de Novo no Front” lidera lista de indicados ao Bafta com 14 indicações

“Filme em alemão, fomos abençoados com tantas indicações e ganhar isso é simplesmente incrível”, disse o produtor Malte Grunert em seu discurso ao receber o prêmio de melhor filme.

“‘Nada de Novo no Front’ conta a história de um jovem que, envenenado pela propaganda política nacionalista de direita, vai para a guerra pensando que é uma aventura, e a guerra é tudo menos uma aventura. Essa é uma das mensagens do romance seminal de Remarque e quando começamos a embarcar nisso… parecia uma mensagem relevante mesmo 100 anos após a publicação do livro.”

Austin Butler ganhou o prêmio de ator principal por sua interpretação de Elvis Presley em “Elvis” . Ele agradeceu à família Presley em seu discurso de aceitação.

“Espero ter deixado vocês orgulhosos, isso significa o mundo para mim”, disse ele.

Cate Blanchett ganhou o prêmio de atriz principal por sua interpretação de uma maestrina gay de uma orquestra de Berlim cuja carreira desmorona devido a um escândalo de abuso em “Tár”, um empreendimento que ela descreveu como “muito perigoso e com potencial para acabar com a carreira”.

“The Banshees of Inisherin”, sobre uma briga entre dois amigos na remota costa da Irlanda, venceu nas categorias de melhor filme britânico, atriz coadjuvante e ator coadjuvante para os membros do elenco Kerry Condon e Barry Keoghan, além de roteiro original.

“Navalny”, sobre o político da oposição russa preso Alexei Navalny, venceu na categoria de documentário. Os cineastas dedicaram o prêmio à família Navalny e ao jornalista investigativo búlgaro Christo Grozev.

O jornalista, que a Rússia colocou em uma lista de procurados em dezembro, disse na sexta-feira que foi “proibido pela polícia britânica de comparecer” ao BAFTA por motivos de segurança.

Em resposta, a polícia de Londres disse que não proibiu e não poderia proibir ninguém de participar de um evento privado. As decisões sobre o comparecimento eram dos organizadores do evento, disse.

Sandy Powell se tornou a primeira figurinista a receber o BAFTA Fellowship, a mais alta honraria concedida pela Academia

O BAFTA também lembrou a falecida Rainha Elizabeth, que morreu em setembro. A atriz Helen Mirren, que ganhou um BAFTA e um Oscar por sua interpretação de Elizabeth no filme “A Rainha”, de 2006, liderou a homenagem.

(Reportagem adicional de Sarah Mills)