28/04/2023 - 18:48
Ter um hábito de leitura é bastante importante para a saúde mental e pode até mesmo evitar a chegada de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e demência.
Mas, não é todo mundo que tem facilidade para conseguir ler todos os dias. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, entre 2015 e 2019, o número de leitores no país caiu de 56% para 52%. Isso significa que o país perdeu 4,6 milhões de leitores no período.
Especialistas ouvidos pela IstoÉ Dinheiro dão dicas de como vencer a falta de concentração, o cansaço ou a procrastinação e começar uma rotina de leitura diária.
Faça metas diárias
A psicóloga Rejane Sbrissa aponta que um dos primeiros passos é colocar uma meta diária de leitura, por menor que ela for. “Faça um acordo com você de ler um pouco por dia, todos os dias. Comece com metas reais, por exemplo 3 páginas por dia e vá aumentando as metas conforme vai vendo que está gostando”.
Escolha obras que tenham a ver com você
Escolher obras que tenham alguma relação emocional com você, ou seja sobre assuntos que você goste, pode ser uma boa forma de começar a pegar gosto pelo hábito da leitura. É o que explica a neuropsicóloga Gislaine Gil, Coordenadora do Programa Cérebro Ativo do hospital Sírio-Libanês.
“A pessoa precisa procurar um tema que tenha relevância para a vida dela. Tudo que é afetivo para a pessoa ativa a área do cérebro que se chama amígdala, que é o circuito das emoções, e isso facilita com que a pessoa preste mais atenção na leitura”, disse.
Leve o livro sempre com você
Em meio a um dia atribulado é difícil ter tempo para ler. Por isso Rejane dá uma dica que pode fazer toda a diferença: leve sempre o livro com você e, quando sobrar um tempo, ao invés de pegar o celular e entrar nas redes sociais, pegue o livro e leia algumas páginas. Um aparelho e-reader pode te ajudar nessa etapa.
Deixe o ambiente confortável
O ambiente para a realização da leitura também é muito importante, de acordo com Gislaine Gil. Ele deve ter a iluminação correta e estar livre de distrações como TV ou smartphone. “O Ambiente tem que ser rotineiro, de forma que os estímulos ambientais não sejam novidades que dispersem o leitor”, afirmou.
Método para fixar o conteúdo da leitura
A neuropsicóloga também explicou o método PQRST, que ajuda o leitor a fixar melhor o conteúdo que leu. O acrônimo, em inglês, consiste em:
- P – Preview – Faça uma leitura prévia do conteúdo
- Q – Question – Questione o texto que você está lendo formulando perguntas
- R – Read – Leia novamente o texto procurando as respostas das perguntas que formulou
- S – Summarizing – Selecione as respostas das perguntas
- T – Test – Confira se as respostas estão corretas